Quais são os tipos de virtualização de dados que sua empresa precisa conhecer?

Aproveitar os recursos tecnológicos de maneira mais estratégica e segura é um dos grandes objetivos das companhias na atualidade. Para concretizar essa meta, é muito importante avaliar os tipos de virtualização adotados pelo mercado de TI. Essa prática vai ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões e obter resultados mais expressivos.

À medida que uma corporação está mais inserida na transformação digital, maiores são as possibilidades de expandir o nível de competitividade. Por isso, é necessário contar com um suporte tecnológico de ponta para evitar decisões equivocadas sobre como explorar as potencialidades da Tecnologia da Informação.

Neste post vamos destacar vários fatores relacionados à virtualização, com a intenção de te ajudar a usar esse recurso de forma inteligente. Confira!

O que é virtualização?

Consiste em uma prática que viabiliza a criação de várias máquinas virtuais diferentes a partir de um equipamento físico. Por exemplo, um servidor pode abrigar 4 ativos virtuais que vão funcionar de maneira independente, embora haja o compartilhamento de recursos.

Também vale destacar que uma máquina virtual tem características parecidas com uma física, apresentando conexão de rede, aplicação e sistema operacional próprios. Assim, oferece ao usuário a possibilidade de aproveitar plenamente as vantagens dos tipos de virtualização. 

Com o objetivo de mostrar esse conceito de forma didática, vamos exemplificar o uso de um disco rígido que, dependendo do procedimento adotado, pode permitir dentro dele a criação de dois ou três volumes.

Nesse caso, nenhum disco vai ter acesso às informações do outro, mas vão compartilhar recursos idênticos, como a memória e a capacidade de processamento do computador. Outro detalhe relevante é que os itens compartilhados são administrados de forma diferenciada. Ou seja, cada máquina virtual possui armazenamento, memória e outros recursos próprios.

. Veja também: 7 benefícios da virtualização de dados para sua gestão em TI

Os 4 tipos de virtualização

Há muitas vantagens de virtualizar os ativos de TI, mas é necessário ter uma noção de como executar essa tarefa com excelência. Pensando nisso, vamos mostrar 4 tipos de virtualização que estão sendo adotados pelas empresas atualmente. Acompanhe!

1. Virtualização de rede

Possibilita o uso compartilhado dos recursos de uma rede por meio da divisão da largura de banda em canais diferentes. Nesse caso, é possível proteger cada canal de forma individual e atribuir a cada um deles dispositivos exclusivos em tempo real.

Fazem parte das metas desse tipo de virtualização o aumento da velocidade e a expansão do nível de segurança e de disponibilidade. Esses fatores são fundamentais para uma empresa aproveitar os recursos de TI da melhor forma possível.

Um dos grandes benefícios da virtualização de rede para os administradores abrange a facilidade de gerenciamento dos ativos. Isso porque fica mais simples configurar os dispositivos em curto prazo.

Os gestores ainda podem inserir ou reatribuir mídia de armazenamento e compartilhar o espaço entre os serviços de acordo com a demanda. Assim, é possível administrar o fluxo de dados com mais agilidade.

2. Virtualização de armazenamento

Esse tipo de virtualização se caracteriza por usar um software com a meta de identificar espaço de armazenamento em outros dispositivos e agrupá-lo em somente um recurso para as máquinas acessarem os dados.

Por exemplo, um sistema recebe pedidos de armazenamento de espaço em dispositivos físicos e em máquinas virtuais. Logo depois, encaminha essas solicitações para o local de armazenamento físico, responsável por centralizar a guarda das informações.

Por meio desse procedimento, os administradores podem gerir o armazenamento utilizando um console central. Esse processo é muito usado na virtualização de Data Center, que também pode explorar outros dispositivos virtualizados, como a rede e recursos de computação. Dessa maneira, o ambiente tem mais condições de suportar a demanda. 

A virtualização de armazenamento tem como pontos positivos a administração simplificada de várias modalidades de armazenagem, o aumento da performance do ambiente, a expansão do nível de confiabilidade e a diminuição de gastos com hardware.

3. Virtualização de desktop

O objetivo é promover o isolamento do sistema operacional de desktop para os funcionários utilizá-lo com mais facilidade. Vale ressaltar que esse é um dos tipos de virtualização com várias modalidades.

Uma delas é a baseada em host ou em infraestrutura de desktop virtual (VDI). Nesse caso, os colaboradores ficam conectados a um espaço de trabalho virtual em rede, utilizando um protocolo de exibição remotamente. 

Além dos desktops tradicionais, esse formato de virtualização pode ser empregado em thin clients e inclusive em dispositivos móveis (celulares ou tablets). Isso ocorre quando um usuário fica conectado a uma máquina virtual, responsável por executar os aplicativos e o sistema operacional escolhidos.

Também é possível várias pessoas estarem conectadas a uma área de trabalho compartilhada. Esse recurso é empregado principalmente pela Microsoft e permite um maior dinamismo dos funcionários de um setor, peça-chave para melhorar a produtividade. 

4. Virtualização de aplicativos

Nesse tipo de virtualização, um app pode ser executado de forma separada do dispositivo que o utiliza. Na virtualização de aplicativos, os gestores de TI podem instalar e atualizar a versão de um aplicativo uma única vez, sem precisar repetir o procedimento em vários equipamentos.

Em geral, essa modalidade de virtualização se baseia em um servidor, onde o app é executado em uma máquina virtual localizada em um Data Center ou em outro recurso de hospedagem. Assim, os usuários têm acesso ao aplicativo por um protocolo de exibição remota.

É bom ressaltar que um app não pode ser executado de maneira independente de um sistema operacional. Em virtude disso, é possível afirmar que a virtualização de aplicativos também engloba a de desktops.

. Veja também: Cuidados que os gestores devem ter na migração para a virtualização de dados

A virtualização é para sua empresa?

Com um bom planejamento, uma companhia pode explorar as vantagens da virtualização que contempla o aumento da segurança dos dados, a redução de custos com manutenção e investimentos em ativos, o melhor uso do espaço físico e o aproveitamento mais estratégico dos ativos de TI.

Por outro lado, a virtualização deve ser tratada com cuidado, porque, se houver uma falha em um equipamento físico, as máquinas virtuais podem ficar inacessíveis. Para avaliar os melhores tipos de virtualização, é indicado contar com um parceiro de TI experiente nesse assunto, como a StorageOne. Assim, são maiores as chances de aproveitar o potencial dessa tecnologia com inteligência.

Se está em busca de soluções tecnológicas focadas no seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar a sua empresa a estar mais conectada com a transformação digital!