Cuidados que os gestores devem ter na migração para a virtualização de dados

virtualização de dados

O cuidado com a proteção de dados exige uma utilização mais estratégica dos recursos de TI. Em virtude da alta competitividade, as empresas precisam utilizar o orçamento de maneira inteligente para ter mais condições de manter o negócio presente no dia a dia dos consumidores. Tudo isso tem contribuído para haver um maior foco na migração para a virtualização.

Afinal, essa prática colabora não apenas para gerenciar os ativos de Tecnologia da Informação de maneira simplificada, mas também permite expandir a capacidade de administrar os dados sem fazer grandes aportes financeiros em equipamentos. Outro ponto positivo é criar um ambiente mais favorável para a terceirização do gerenciamento de TI, o que propicia mais profissionalismo e eficiência.

Neste artigo, vamos detalhar vários fatores relacionados com o processo de migrar dados por meio da virtualização. Confira!

Entenda como funciona a migração para a virtualização 

Esse processo abrange a realocação física de uma máquina virtual com todos os dados e recursos de um Data Center local. Sem dúvida, é uma iniciativa cada vez mais comum na conjuntura atual, porque também minimiza, na maioria dos casos, o risco de sofrer problemas relacionados com ataques virtuais.

Também vale destacar que essa prática viabiliza usar estrategicamente os recursos de TI, aperfeiçoar o gerenciamento de entregas, diminuir o consumo de energia e reduzir as despesas com licenças de software.

Por mais que uma empresa tenha uma equipe experiente no segmento de Tecnologia da Informação, é preciso ter cuidado durante a migração para a virtualização, porque se trata de um procedimento com elevado grau de complexidade.

Afinal, uma mudança na maneira de administrar os dados precisa de um planejamento muito bem estruturado para evitar problemas durante a transição, que possam afetar a disponibilidade e a qualidade dos serviços.

É comum haver uma mentalidade de que as operações virtuais podem ser feitas da mesma forma que as atividades locais. Contudo, esse pensamento pode fazer com que, ao migrar as informações, ocorram erros responsáveis por tornar o processo mais lento e oneroso.

Com o objetivo de tornar mais simples a migração para a virtualização, vamos apontar algumas iniciativas para executar esse procedimento da melhor forma possível. Acompanhe!

Estabeleça as prioridades

É fundamental ter um mapeamento dos dados que estão sob a responsabilidade da companhia, pois se trata do primeiro passo para ter uma dimensão do que vai ser transferido de maneira prioritária.

À medida que uma empresa adota um planejamento da migração para a virtualização ser feita de acordo com as melhores práticas do mercado, menores são os riscos de haver problemas que afetem a continuidade dos serviços digitais.

Esse cuidado de definir as informações a serem migradas contribui, por exemplo, para evitar que o site corporativo fique inacessível durante um período. Essa situação, com certeza, causa prejuízos financeiros e de reputação que, em alguns casos, dificilmente serão recuperados.

Opte pela solução mais adequada para o seu negócio

Inegavelmente, apostar na migração para a virtualização exige um olhar estratégico sobre as ferramentas de TI. Não basta apostar na cloud computing como uma alternativa para reduzir custos e elevar o nível de proteção dos dados. Também é necessário avaliar como essa tecnologia pode agregar valor ao negócio.

Esse procedimento é muito relevante para a migração ser planejada e implantada de forma responsável, sem nenhuma precipitação. Além disso, proporciona mais confiança para a equipe executar os trabalhos com eficiência e rapidez.

Conte com um provedor qualificado e focado em resultados

Uma migração para a virtualização precisa seguir procedimentos rigorosos para minimizar as falhas. Para isso ser feito com exatidão, um excelente caminho é escolher um provedor que entenda as necessidades do seu negócio de maneira plena.

Por isso, é recomendado fazer uma pesquisa detalhada de como cada um atua durante os trabalhos para migrar os dados. Essa prática é importante para constatar se os serviços serão executados dentro das prioridades da companhia.

Também é indicado verificar as ferramentas utilizadas e a reputação do provedor no mercado. Ao seguir esses passos, maiores são as chances de a migração ser executada no prazo estipulado e permitir que a sua empresa aproveite as vantagens da virtualização o mais rápido possível. 

Não tenha dúvidas de que a escolha do provedor é um passo valioso para migrar as informações com bastante cuidado. Afinal, é necessário um olhar atento para seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê multas de até R$ 50 milhões em casos relacionados com roubo ou vazamento de dados.

Avalie a necessidade de um apoio especializado

É compreensível que as empresas tenham receio em executar a migração para a virtualização, pois é um procedimento que exige bastante cautela para evitar erros. Muitas companhias não possuem um corpo técnico de TI habilitado para realizar esse processo com excelência.

Por isso, é interessante avaliar a possibilidade de contar com o suporte de uma consultoria especializada em Tecnologia da Informação. A partir de uma orientação qualificada, torna-se mais fácil estipular todas as etapas para os serviços de migração de dados serem feitos de acordo com as expectativas.

Essa iniciativa também colabora para aumentar as possibilidades de optar pela solução ideal e pelo provedor mais adequado às necessidades corporativas. Com certeza, uma consultoria em TI de alto nível contribui para que a transição na forma de gerenciar os dados seja realizada corretamente.

Conheça a StorageOne

Para aproveitar o avanço tecnológico, uma medida inteligente é contar com um parceiro que adota boas práticas e conhece as soluções mais adequadas para o seu negócio. Por isso, é bom conhecer os serviços da StorageOne, que já atuou em projetos de Tecnologia da Informação para diversos setores, como educação, governo, indústrias e varejo.

Com uma equipe experiente, ajudamos diversas instituições a obter um melhor desempenho a partir do uso estratégico de recursos tecnológicos. Também temos uma grande experiência em gerenciamento de dados e infraestrutura de TI, o que nos permite contribuir decisivamente para que a migração para a virtualização seja bem executada.

Se está em busca de um parceiro qualificado e estratégico, entre em contato conosco agora mesmo. Queremos ajudar o seu negócio a se diferenciar da concorrência!