VDI: 7 vantagens da virtualização de desktops nas empresas

Desde seu surgimento, a infraestrutura de desktops virtuais tem alterado a forma como as empresas conectam seus colaboradores. Através dessa mudança de gerenciamento, os sistemas, operações e aplicativos são hospedados em uma máquina virtual (VM), executada em um servidor ou data center.

Em outras palavras, o VDI, ou Virtual Desktop Infrastruture, move o gerenciamento local para um ambiente virtualizado. Por isso, quando realizado de forma correta, ele ajuda empresas a corrigirem os problemas de TI, melhorando sua segurança e o gerenciamento de recursos.

Listamos abaixo os 7 principais benefícios de virtualizar os desktops. Continue lendo e descubra também como implementar essa solução:

1. Gerenciamento simplificado

Realizar a gestão, manutenção e implantação de endpoints se torna menos trabalhoso com o VDI. Ao resolver falhas de forma remota, os especialistas de TI não precisam mais tratar individualmente cada terminal ou estação de trabalho. Com um software central, é possível controlar atualizações e implantar aplicativos em grupo.

Configurar novos usuários ao implantar a imagem básica da máquina economiza um tempo valioso, diminuindo a carga de trabalho da equipe de gestão, e a liberando para demandas mais estratégicas.  

2. Flexibilidade (+ Produtividade)

Sem depender de quaisquer intervenções do usuário, todas as atualizações de rotina e segurança podem ser realizadas de forma ágil. Isso aumenta também a produtividade dos colaboradores, que não precisarão aguardar o suporte de TI para resolver problemas – isso será realizado de forma remota, sem impactar o experiente.

Nesse contexto, ativar novas VMs para desenvolvimento, testes e aumentos de demandas sazonais também é possível.

3. Experiência do Usuário

Apesar da resistência inicial de alguns usuários, a fácil experiência se torna um benefício automático. Com a virtualização de front-end, cada usuário pode ver a sua área de trabalho, incluindo preferências de configuração, independente de onde esteja ou do tipo de dispositivo utilizado.

4. Redução de Custos (tempo, energia, recursos e finanças)

Quando somamos a redução de todos os custos, é notável que o VDI ajuda nas finanças das companhias que o adotam. Utilizar menos recursos, inclusive na força de trabalho, significa diminuir despesas.

Como não é necessário se preocupar com custos de eletricidade, resfriamento e manutenção de hardware, fica ainda mais claro como a economia acontece, principalmente no médio e longo prazo. Além disso, as estações de VDI são mais acessíveis, o que inclui as licenças de usuários – antes individuais.

5. Segurança (+ backup)

Com a centralização de dados, as chances de compartilhamento de vírus entre toda a rede são minimizadas, protegendo as informações de toda a empresa.

Os profissionais responsáveis pela TI podem aplicar atualizações e políticas de segurança de uma única vez, para todas as máquinas. Em conjunto, os backups quando feitos de forma regular e por toda a rede diminuem as chances de que algum arquivo importante se perca no processo

6. Acessibilidade

O BYOD (traga seu próprio dispositivo), já é realidade, principalmente em cenários de força de trabalho remota e/ou home office. Com o VDI, a acessibilidade se torna um benefício chave, possibilitando que usuários acessem e trabalhem a partir de qualquer dispositivo, desde que tenham acesso à internet.

7. Imagens, gráficos e acessos

Os recursos gráficos evoluíram em conjunto com a virtualização de infraestrutura, e com plataformas e protocolos, é possível atender as necessidades de recursos de imagem e vídeo dos usuários. Terminais adequados também estão disponíveis e em constante aprimoramento.

Através do gerenciamento, é possível definir e fornecer desktops, com diferentes níveis de acesso. Assim, os usuários ganham em flexibilidade e produtividade por conseguirem acessar suas máquinas de forma virtual.

Grandes arquivos, como documentos CAD e arquivos de vídeo podem ser liberados para toda a rede, desde que o acesso seja concedido, facilitando o dia a dia dos colaboradores.

Como implantar a virtualização de desktops na sua empresa?

Como vimos anteriormente, os benefícios do VDI são diversos. Mas para colocar um novo software em ação, especialmente quando falamos de infraestrutura e modo de trabalho, é necessário ter um processo bem estabelecido.

Realizar um planejamento de infraestrutura é o primeiro passo, junto com o entendimento completo das necessidades e cenário da sua empresa. Dessa forma, você pode visualizar quais são os ativos necessários para realizar esse tipo de migração, quais a sua empresa já possui e o que esperar da implantação do VDI.

Esse plano, que deverá ser confeccionado de maneira personalizada, te ajudará a escolher a contratação ideal dentre as diversas soluções existentes no mercado. Para uma implantação simplificada, o comum é que o processo passe por algumas etapas, desde o pré-projeto, instalação, até a mensuração de resultados da nova infraestrutura.

Algumas etapas fundamentais vão desde desenvolver um caso de negócios, seleção do tipo de VDI, determinação do método de implantação, até estabelecimento de ambientes de usuário. Mas esses não são os únicos passos.

É possível ir mais adiante no projeto ao elencar um plano de infraestrutura, opções de solução de mapa, criação do plano de comunicação, início dos testes até o momento de instalar o VDI e avaliar os resultados.

Os benefícios de contratar uma consultoria especializada

O processo de implantação de VDI não é uma tarefa simples, e qualquer detalhe que passe despercebido pode ser fatal no sucesso do projeto. Para evitar desastres, perda de tempo e de recursos humanos e financeiros, contar com uma consultoria especializada faz toda a diferença.

A StorageOne ajuda empresas de todos os tamanhos e indústrias a otimizarem seus ambientes de TI, através de soluções personalizadas para cada necessidade. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como o VDI pode transformar a sua companhia.