Data center virtual: quais as vantagens e desvantagens em relação ao data center físico?

data center virtual

O data center virtual, também conhecido pela sigla VDC, é um pool de servidores que tem o propósito de estar à disposição dos usuários sempre que for necessário. Na prática, em vez de manter uma infraestrutura toda destinada a eles, a empresa utiliza uma tecnologia que simula o funcionamento de vários servidores físicos em um ambiente digital.

Dessa forma, os usuários conseguem controlar todos os recursos de software, rede e armazenamento de forma mais dinâmica. O acesso ao data center virtual pode ser realizado por meio da internet ou por uma rede privada virtual (VPN).

Neste artigo vamos trazer um panorama sobre o data center virtual. Além de entender as diferenças entre ele e o data center físico, você vai descobrir como escolher a opção ideal para a sua empresa. Acompanhe!

Data center virtual e data center físico: entenda as principais diferenças

A mudança do servidor físico para o virtual tem sido considerada uma alternativa interessante dentro de muitas organizações. Com a mudança do trabalho para o regime remoto, as empresas identificaram uma oportunidade de adaptar seus processos e um deles trata justamente dessa alteração.

Mas como escolher? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles? A seguir falamos um pouco mais sobre essas diferenças trazendo características que vão ajudar na escolha.

Vantagens do data center físico

De forma geral, os servidores físicos normalmente pertencem e são gerenciados por uma equipe de TI da própria empresa. Dessa forma, ela tem acesso total aos recursos de servidor, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa pode ser uma característica vantajosa para as operações de alta demanda.

Em caso de data center físico, a empresa tem a possibilidade de instalá-lo em um local estratégico, de acordo com as necessidades.

Além disso, o departamento de TI pode configurar e personalizar o servidor de acordo com as demandas e características do negócio.

Quando se fala em servidor físico, outras características também devem ser levadas em consideração:

  • custo de compra e manutenção pode ser considerado elevado dependendo do perfil da empresa;
  • a equipe de TI é responsável pela instalação, configuração e manutenção;
  • em alguns casos pode ser necessário contratar um profissional especializado para auxiliar em reparos e manutenções mais complexas; e,
  • o data center físico requer espaço físico.

Vantagens do data center virtual

Os datas centers virtuais trazem inúmeras vantagens para as empresas a começar pelos custos. Os gastos com implementação são mais baixos já que não há necessidade de aquisição de hardware específico.

Outra vantagem é que o potencial para custos de vida útil em manutenção e configuração também são reduzidos se comparado ao físico. Além disso, a empresa não precisa se preocupar em ter talentos de TI atuando internamente no negócio.

Os benefícios de IaaS e datacenters virtuais para empresas englobam ainda aspectos relacionados à agilidade e escalabilidade das operações. Com uma infraestrutura como serviço não há necessidade de investir tempo e recursos financeiros na construção de um datacenter físico. Todos os recursos necessários estão disponíveis no provedor, trazendo mais facilidade para a rotina do negócio.

Somado a isso, a empresa tem mais liberdade para se concentrar nas suas atividades, já que não precisa dedicar tempo e orçamento para a construção e manutenção de um servidor local.

Como escolher o ideal para o seu negócio?

A escolha do datacenter ideal vai depender das particularidades de cada negócio. Muito embora a virtualização seja uma tendência em crescimento no mercado, em alguns casos, o data center físico ainda é considerado a alternativa mais adequada.

Por isso, antes de escolher, é necessário avaliar alguns fatores importantes da sua empresa:

  • orçamento disponível;
  • desempenho do datacenter adequado às necessidades da empresa;
  • capacidade da empresa de tolerar períodos de indisponibilidade de dados e perda de ativos;
  • mitigação de riscos;
  • segurança das informações;
  • espaço disponível;
  • conhecimento da sua equipe de TI;
  • recursos humanos disponíveis;
  • tipos de dados que são manipulados; e,
  • necessidade de adaptação à conformidade.

A análise desses fatores deve ser feita conjuntamente com o suporte de uma empresa especializada. Uma consultoria de TI terá condições de avaliar a realidade da empresa e suas necessidades, sinalizando quais são as escolhas mais adequadas para atingir eficiência e segurança nas operações diárias.

Modernize sua infraestrutura com a StorageOne

A StorageOne é uma consultoria de TI que está presente no mercado de tecnologia há mais de 20 anos. Oferecendo soluções customizadas, por meio da sua expertise, já contribuiu com grandes projetos de TI em vários segmentos, entre eles o mercado de educação, finanças, indústrias, governo e varejo.

A equipe StorageOne trabalha para entender as necessidades individuais de cada empresa, buscando uma solução adequada às suas demandas. A consultoria é desenvolvida por meio da análise de aspectos envolvendo funcionalidade, segurança, desempenho e compliance de cada cliente.

Somos experts em gerenciamento de dados e infraestrutura de TI. Você está em dúvida entre o data center físico e o data center virtual? Acesse o nosso site e descubra como podemos ajudar a sua empresa.