7 benefícios da virtualização de dados para sua gestão em TI

beneficios da virtualização de dados

O desenvolvimento de novas tecnologias traz uma série de benefícios para a gestão de um negócio. A virtualização de dados, por exemplo, proporciona ajuda a otimizar processos e traz diversos benefícios para a TI e a empresa como um todo. Por isso, adotar essa estratégia é fundamental para se manter competitivo na área.

Tecnologias relacionadas à virtualização e à computação em nuvem têm sido adotadas em escala cada vez maior. Segundo dados da consultoria Gartner, por exemplo, foram movimentados mais de 145 bilhões de dólares em 2017 no mercado de nuvem.

Quer saber como implementar esse tipo de projeto no seu negócio e melhorar a sua gestão? Então, confira a seguir mais informações sobre a virtualização e conheça os seus benefícios!

A virtualização de dados na gestão de TI

A prática da virtualização é bastante comum no mundo da TI. Ela consiste, basicamente, em construir uma versão virtual de alguma coisa a partir de um mesmo hardware. Sendo assim, é possível criar ambientes com finalidades específicas em um servidor local ou externo.

O desenvolvimento que levou à criação dessa tecnologia remete a algumas décadas atrás. Com ela, os gestores e administradores de TI conseguiram mais ferramentas para evitar o desperdício de poder de processamento.

Portanto, essa tecnologia pode ser utilizada por empresas de diferentes portes que atuem com mais de um servidor. A grande inovação está justamente na sua capacidade de emular virtualmente um hardware físico e suas funcionalidades.

Tendo isso em mente, é importante conhecer os diferentes tipos de virtualização. Veja a seguir quais são os mais comuns.

5 Tipos de virtualização em TI

A virtualização é um processo que confere maior flexibilidade e agilidade na TI. Ela pode ser aplicada tendo em vista dados, servidores e até mesmo sistemas operacionais. Portanto, por meio desse processo podemos realizar uma gestão de dados que não precisa lidar com a manutenção do equipamento físico.

Dessa forma, não existe apenas um tipo de virtualização. Os mais utilizados pelas empresas são:

  • Virtualização de servidores: diz respeito ao mascaramento de recursos do servidor e tem como objetivo dispensar a necessidade de um servidor físico para cada finalidade, já que um mesmo ambiente pode ser particionado;
  • Virtualização de dados: se relaciona à abstração de detalhes técnicos tradicionais e de gerenciamento de dados (como desempenho, formato e localização);
  • Virtualização de aplicativos: promove a abstração de uma aplicação para longe do sistema operacional, o que permite que o aplicativo funcione de forma encapsulada (mesmo em outro SO);
  • Virtualização de armazenamento: integra diferentes dispositivos em um único hardware de armazenamento comandado por um console central;
  • Virtualização de desktop: trata-se da virtualização da carga de uma estação de trabalho e possibilita que o usuário tenha acesso remoto por meio de um thin client.

São diversas configurações possíveis, o que nos permite extrair muitas vantagens da virtualização. Veja agora quais são os grandes diferenciais para a TI e a empresa como um todo.

7 benefícios da virtualização para sua empresa

Uma estratégia de virtualização bem executada impacta o dia a dia das equipes, o funcionamento da TI e a estratégia de negócios como um todo. Entenda como isso pode transparecer na rotina da empresa.

1. Otimização dos processos

Uma empresa que adota a virtualização dos dados consegue otimizar os seus processos mais facilmente. Isso porque eles se tornam mais automatizados e, consequentemente, mais eficientes. O próprio gerenciamento é centralizado, o que dá uma visão mais ampla dos recursos digitais.

2. Aumento da produtividade

A implementação da virtualização permite que a produtividade do setor de TI aumente devido à eliminação de alguns problemas. Empecilhos ligados a questões de indisponibilidade e de dificuldade de acesso, por exemplo, tendem a ser reduzidos e podem ser solucionados com mais facilidade.

3. Diminuição dos riscos

Todo ambiente digital traz consigo alguns riscos, sobretudo no que diz respeito à violação dos dados. Nesse sentido, a virtualização ajuda a lidar com esses problemas com soluções mais robustas.

Conforme os dados são centralizados em ambientes virtuais, o controle dessa infraestrutura se torna mais fácil. Vale destacar que quanto maior o volume de hardware na empresa, maior o investimento necessário para proteger fisicamente a rede.

4. Compartilhamento de especificações

As especificações criadas por diferentes pessoas podem ser compartilhadas com todos os usuários que acessam os dados virtualizados. Um bom exemplo disso seria a criação de uma estratégia de integração de softwares por API ou outros mecanismos.

5. Linguagem única

A virtualização de dados possibilita o acesso a diferentes source systems através de uma única linguagem. Isso significa que as diferentes interfaces, linguagens e conceitos utilizados por esses sistemas podem ser unificados, facilitando a comunicação entre eles e otimizando processos.

6. Mais conectividade entre dados

A virtualização permite que os usuários acessem dados internos e externos sem a necessidade de saber onde eles estão armazenados. A busca pode ser feita por meio de termos comuns e palavras-chave, por exemplo, e se aplica a qualquer tipo de dado.

7. Redução de custos

Por fim, centralizar e adotar apenas um servidor para concentrar os processos promove uma boa redução de custos. Afinal, os gastos com um único data center para cada sistema, por exemplo, é algo que pode ser bastante custoso.

Além da economia financeira que pode ser alcançada com a redução da manutenção dos hardwares, há também a redução dos gastos energéticos, uma vez que a infraestrutura consome bastante eletricidade.

Conheça a StorageOne

É evidente a necessidade de segurança e eficiência quando se trabalha com dados em TI. Por isso, ao implementar o processo de virtualização de dados na sua empresa, busque o apoio de quem mais entende do assunto para executar esse projeto.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a StorageOne é uma integradora de soluções em tecnologia de infraestrutura para a área de tecnologia da informação. Ela oferece soluções e serviços que ajudam você a promover a virtualização de forma personalizada para atender às demandas específicas do seu negócio.

Quer entender melhor como isso pode ser feito no ambiente da sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo!