Virtualização e nuvem: quais as diferenças e a melhor opção para sua empresa?

virtualização e nuvem

Algumas pessoas acreditam que virtualização e nuvem são sinônimos. Muito embora sejam duas tecnologias semelhantes, elas não podem ser confundidas. Inclusive, se pensarmos sob a ótica da operacionalização e tomada de decisões da empresa, a diferença entre elas é significativa.

De forma objetiva, podemos dizer que a virtualização diz respeito a uma tecnologia que transforma o hardware físico em recursos virtuais, enquanto a nuvem é um local onde se insere dados e recursos virtualizados sob demanda por meio do uso da internet.

Neste artigo, você terá acesso a um guia completo que trará os principais conceitos, diferenças e dicas para que você escolha a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe!

O que é virtualização?

Virtualização é o termo usado para se referir ao processo que utiliza um software para criar versões de aplicativos, datacenters, servidores e demais hardwares.  É uma tecnologia essencial para o funcionamento da computação em nuvem.

Por meio da virtualização, um único servidor físico pode se tornar várias máquinas virtuais. Dessa forma, cada máquina pode ser utilizada de forma independente enquanto compartilha os recursos de um único host. Isso é possível porque os recursos são carregados em hipervisores.

Os hipervisores — camada de abstração — são usados ​​para separar recursos físicos de ambientes virtuais. Por isso, depois que eles são agrupados, podem ser divididos em vários ambientes virtuais, de acordo com a necessidade.

Uma das principais características que fazem com que a virtualização seja uma alternativa interessante para as empresas, é a capacidade de consolidação dos servidores. Isso significa que, em vez de ter vários ambientes, a virtualização torna possível ter um único com diferentes recursos e funcionalidades.

Isso acaba trazendo praticidade e reduzindo custos para a empresa já que, em muitos casos alguns recursos são subutilizados, fazendo com que a empresa gaste muito com manutenção de um servidor com baixa demanda de uso.

O que é cloud computing?

A computação em nuvem é uma tecnologia que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Por meio dela é possível permitir o acesso às informações de forma onipresente e compartilhada.

Assim, dentro da empresa que usa esse tipo de tecnologia, os colaboradores podem acessar os dados e informações de qualquer lugar do mundo, desde que estejam conectados à uma rede de internet.

Para ser considerada uma tecnologia de nuvem o National Institute of Standards (NIST) determina que o sistema deve ter cinco características: autoatendimento sob demanda, amplo acesso à rede, agrupamento de recursos, elasticidade rápida e serviço medido.

Virtualização e cloud computing: principais diferenças

Mas, afinal, o que diferencia a virtualização do cloud computing? Muito embora os dois termos estejam ligados entre si e funcionem juntos, eles estão bem longe de serem considerados sinônimos.

A virtualização é uma tecnologia que transforma o hardware físico em recursos virtuais, enquanto a nuvem é um ambiente que entrega recursos virtuais sob demanda por meio do uso da internet.

Dessa forma, a tecnologia de virtualização influi diretamente o comportamento da infraestrutura física. Com ela é possível executar aplicativos e sistemas operacionais em um único sistema.

A computação em nuvem usa tecnologia de virtualização para fornecer serviços que permitam aos usuários acessar esses servidores virtualizados e aplicativos, sem a necessidade de adquirir equipamentos próprios e específicos.

Qual o melhor modelo de armazenamento para sua empresa?

Não é possível afirmar que existe um modelo melhor que o outro, as alternativas devem ser avaliadas de acordo com a necessidade de cada empresa. Enquanto em algumas organizações a nuvem pode ser a mais adequada, em outras, a virtualização acaba sendo a melhor escolha.

Assim, decidir qual será implementado em seu negócio depende da análise de diversos fatores. Para empresas menores, por exemplo, a computação em nuvem pode ser uma alternativa mais simples e econômica, já que os recursos são acessados por meio da internet, não havendo necessidade de adicioná-los a uma rede.

O custo da implementação da nuvem é inferior. Além disso, a nuvem tem como benefícios a facilidade de instalação de aplicativos, acesso a softwares e possibilidade de experimentar sistemas antes de comprá-los. 

No caso da virtualização, o custo de implementação acaba sendo mais alto, porém, pode ser uma escolha inteligente pois traz economia de outras formas, como por exemplo, redução de gastos com servidores e custos operacionais. A seguir, elaboramos um quadro comparativo com as principais características das duas soluções:

 NUVEMVIRTUALIZAÇÃO
ESCALABILIDADEA nuvem pode ser estendida o quanto o usuário quiser.As configurações das máquinas limitam a escalabilidade.
CONFIGURAÇÃO RÁPIDAConfigurar a nuvem é uma tarefa complexa.  A configuração é muito mais simples
FLEXIBILIDADEMuito flexível para o acesso do usuário. O usuário pode acessar sua nuvem de qualquer local desde que tenha permissão e acesso à internet.  É necessário uma autenticação antes de acessar as máquinas virtuais.  
TIPO DE SERVIÇO IaaSSaaS  
HARDWARE DEDICADOHardware múltiplo.Hardware dedicado que requer várias máquinas virtuais.
INTEGRAÇÃO    Integração em nuvem que permite expansão de usuários, aplicativos, entre outros.A integração da virtualização permite a expansão de novas máquinas dentro da mesma infraestrutura.
DEPENDÊNCIA  Vários usuários podem acessar a rede usando o mesmo link.Vários sistemas operacionais podem ser instalados em um único servidor / computador.
ACESSIBILIDADE  Pode ser acessado de todo o mundo (nuvem baseada na Internet)São necessárias permissões adequadas para acesso de fora da rede.
RECUPERAÇÃO DE DESASTRES   Não depende da máquina  Falha de uma única máquina pode trazer maiores problemas.
TIPOS  Nuvem privada e nuvem pública.Virtualização de hardware e virtualização de aplicativos.

Modernize sua infraestrutura com a StorageOne

Presente no mercado de tecnologia há mais de 20 anos, a StorageOne é uma consultoria de TI que oferece soluções customizadas aos seus clientes. Com sua expertise já contribuiu com grandes projetos de TI em vários segmentos, como mercado de finanças, educação, indústrias, governo e varejo.

A equipe StorageOne trabalha para entender a realidade e as necessidades individuais de cada cliente, buscando uma solução adequada às suas demandas. A definição é feita a partir da análise de aspectos envolvendo funcionalidade, segurança, desempenho e compliance de cada negócio.

O objetivo é desenhar, construir e gerenciar tecnologias que garantam a continuidade, eficiência, produtividade e agilidade aos seus processos internos.

Somos experts em gerenciamento de dados e infraestrutura de TI, se você tem dúvidas entre virtualização e nuvem no âmbito da sua empresa, aproveite para entrar em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.