Como uma consultoria pode contribuir na implantação de uma infraestrutura virtual?

infraestrutura virtual

Não é simples optar por uma infraestrutura virtual de Tecnologia da Informação. Afinal, é uma medida que muda bastante a maneira de gerenciar os ativos de TI. Para minimizar os impactos dessa iniciativa e obter bons resultados em curto prazo, é recomendado contar com o suporte de uma consultoria especializada.

Dessa maneira, os trabalhos para implementar uma infraestrutura virtual poderão ser realizados com mais eficiência e profissionalismo. Isso é imprescindível para uma empresa otimizar o uso dos recursos tecnológicos e estar mais inserida nas tendências impostas pela transformação digital.

Neste artigo, vamos apresentar como um atendimento especializado pode contribuir para a virtualização da infraestrutura de TI. Confira!

O passo a passo durante a implantação de uma infraestrutura virtual

Há uma série de procedimentos necessários para implantar uma infraestrutura virtual, de acordo com as melhores práticas. Para te ajudar a entender isso com clareza, vamos mostrar as ações ideais para executar essa atividade corretamente. Acompanhe!

1 – Análise do cenário atual

O trabalho de uma consultoria nesse processo começa com uma avaliação de como está a infraestrutura tecnológica de uma empresa no momento atual. Essa iniciativa é muito importante para dimensionar o que deve ser feito durante a mudança na forma de gerenciamento dos ativos de TI.

À medida que a análise da situação de momento for devidamente executada, maiores são as possibilidades de implantar a infraestrutura virtual de forma exemplar. Essa avaliação também causa um grande impacto na montagem das demais fases do processo.

É importante destacar que cada empresa tem uma realidade a ser levada em consideração. Por isso, analisar o cenário é uma prática que deve ser feita com bastante atenção e cuidado para estipular os próximos passos corretamente.

2 – Compreensão da infraestrutura existente

A partir da avaliação, uma consultoria tem condições de compreender a infraestrutura atual de uma companhia em termos tecnológicos. Essa ação contribui para verificar o que pode ser virtualizado. Também colabora para constatar como a cultura da empresa está preparada para a virtualização.

Em outras palavras, ajuda a mensurar o grau de maturidade institucional para contar com uma infraestrutura virtual. Com certeza, isso vai nortear os trabalhos dos consultores, o que é bastante válido para executar as mudanças na gestão de TI de maneira prática e ágil, sem causar prejuízos ao andamento dos trabalhos.

3 – Definição do espaço do usuário

De que maneira a virtualização vai impactar na atuação dos funcionários no dia a dia? Inegavelmente, uma consultoria ajuda bastante a encontrar a resposta, porque fornecerá os subsídios necessários para estabelecer como cada usuário, de acordo com as necessidades, pode usufruir dos serviços de TI.

A definição do acesso dos funcionários aos recursos da infraestrutura virtual é uma medida bastante válida não apenas para dar mais rapidez ao processo de mudança, mas também para tornar o ambiente mais seguro e menos vulnerável aos ataques cibernéticos. 

Atualmente, a segurança da informação tem um grande peso na reputação e no nível de competitividade. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as companhias devem ter um maior cuidado ao armazenar as informações, porque falhas que provoquem roubos ou vazamentos podem resultar em multas de até R$ 50 milhões.

4 – Mapeamento das soluções

Para aproveitar a infraestrutura virtual com eficiência, um bom caminho é fazer uma análise das melhores soluções do mercado para utilizar essa tecnologia corretamente. A recomendação é contar com um suporte de uma consultoria para avaliar como os fornecedores podem ajudar na virtualização dos recursos de TI.

Nem sempre uma empresa tem à disposição profissionais de Tecnologia da Informação que possuem um elevado conhecimento sobre as melhores ferramentas do mercado. Uma escolha equivocada sobre como implementar a infraestrutura virtual pode prejudicar bastante os resultados a serem atingidos por meio desse processo.

Também vale destacar que uma consultoria pode indicar um ou mais fornecedores qualificados para atuar na virtualização. Dependendo do cenário, uma empresa pode precisar de uma ou mais soluções para obter um melhor desempenho com essa tecnologia.

5 – Realização de testes

É comum haver receios sobre mudanças impactantes no gerenciamento dos ativos de TI. Em razão disso, é interessante fazer testes para verificar como a implantação da infraestrutura virtual deve ser feita para englobar a organização de maneira ampla.

Com a orientação de uma consultoria, podem ser realizados testes englobando uma ou mais áreas da empresa. Dessa forma, podem ser identificados pontos a serem melhorados para a virtualização dos ativos ser bem-sucedida em curto prazo.

À medida que uma organização constata os riscos que uma mudança pode provocar, mais ela estará preparada para implementar ações que minimizem a possibilidade de haver interrupções nos serviços. Esse fator mostra como a realização de testes deve ser levada a sério ao virtualizar a infraestrutura.

6 – Foco na implementação e na gestão

 A partir dos resultados dos testes, pode ser agendada uma data para implantar a infraestrutura virtual em toda a instituição. É essencial que o calendário seja respeitado, considerando os recursos ideais para executar a mudança e a continuidade dos serviços disponíveis para o público-alvo.

Uma consultoria pode perfeitamente ajudar nesse processo, porque é capaz de apontar como gerenciar esse processo. Além disso, pode contribuir para ser criada uma cultura voltada para a melhoria contínua do aproveitamento dos ativos virtualizados.

Com uma gestão atenta ao desenvolvimento dos trabalhos para a implementação da nova infraestrutura, uma companhia terá condições de conseguir resultados notáveis rapidamente com a mudança.

A infraestrutura virtual é para sua empresa?

Com um bom planejamento, a virtualização pode ser explorada por organizações de diversas finalidades e tamanhos. Atualmente, esse processo tem proporcionado ganhos consideráveis para vários segmentos.

Um dos motivos é que as empresas de diversos mercados e tamanhos precisam de muita agilidade para gerenciar as informações. Isso exige um elevado grau de flexibilidade para expandir o potencial de administrar os dados, aspecto que pode ser facilmente resolvido com a infraestrutura virtual.

Setores de saúde e de educação, por exemplo, estão explorando os benefícios da virtualização. Nessas áreas, é muito importante adotar mecanismos eficientes para proteger os dados e elevar a capacidade de armazenar as informações em curto prazo.

Conheça a StorageOne

Com mais de 20 anos de experiência em projetos de TI, a StorageOne se caracteriza por oferecer soluções customizadas para as demandas dos clientes de vários segmentos, educação, indústria, varejo, governo, entre outros.

Assim, a empresa fornece um atendimento especializado para implementar a infraestrutura virtual seguindo boas práticas, o que é imprescindível para atingir resultados dentro ou acima das expectativas ao optar por essa tecnologia.

Se pretende utilizar os recursos de TI de forma mais estratégica e inteligente, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para iniciarmos uma parceria de sucesso!