Armazenamento em nuvem: Pública, Privada, Híbrida ou Multicloud?

O armazenamento em cloud já é muito conhecido pelos seus benefícios. Mas com diferentes modos de contratação e formatos, dúvidas ainda pairam no ar.

O tipo de serviço que a sua empresa deverá contratar irá depender das necessidades específicas do seu negócio. Como nenhuma solução é igual à outra, é importante entender qual a mais adequada para cada caso.

Conheça mais sobre cada modelo de nuvem e entenda as funcionalidades e benefícios na lista abaixo!

Nuvem pública

As nuvens conhecidas pela maior parte dos usuários são as públicas. Nesse sentido, os provedores mais utilizados são o Microsoft Azure, Google Suite e Amazon Web Services – mas soluções “menores” como Dropbox também se encaixam nessa categoria.

Como o nome já diz, essas empresas disponibilizam seus serviços para uso público, seja por meio de contas gratuitas ou pagas, com capacidades de armazenamento limitadas.

Dessa forma, mesmo com a nuvem pertencendo a um provedor de serviços, o espaço é apenas “alugado”, podendo ser utilizado para diferentes recursos computacionais como armazenamento, servidores, entre outros.

Nuvem privada

Se a nuvem pública utiliza um servidor comum, sua versão privada é hospedada em servidores próprios. Seja por meio de desenvolvimento da sua empresa, ou utilizando um serviço terceirizado, cada cliente terá o seu próprio servidor e poderá dividir o uso de recursos entre diferentes áreas da empresa.

Ao permitir diversificar a utilização de recursos, a nuvem privada gera maior controle acerca da segurança. Dividir entre armazenamento, máquinas virtuais e sistemas é mais simples do que contratar um serviço único em uma nuvem pública.

Entretanto, deve-se ter em mente que os custos costumam ser maiores e que será necessária uma equipe para manutenção e suporte da nuvem privada.

Nuvem híbrida

Quando unimos o uso das soluções públicas e privadas, temos o que é chamado de nuvem híbrida. Ela acontece quando empresas utilizam os dois modos, para funcionalidades diferentes.

Um exemplo de uso, é armazenar documentos sigilosos na versão privada e outros que dependem de acessos recorrentes na nuvem pública. Outras demandas com grande volume, como e-mails baseado na web funcionam bem nesse modelo.

Multicloud

Não confunda Multicloud com o item anterior – ela não é uma escala da nuvem híbrida e são soluções diferentes. Nesse caso, o multi acontece pela utilização de mais de uma nuvem pública através provedores de serviços diferentes.

Seu uso principal é para garantir a alta disponibilidade de aplicações críticas, ao espalhar os recursos em vários provedores e fornecedores diferentes.

Qual é o melhor armazenamento em nuvem para sua empresa?

Agora que você já conhece os tipos, é necessário entender qual o melhor armazenamento para a sua empresa, antes de fazer a escolha dos fornecedores.

Como falamos anteriormente, qual cloud utilizar irá depender das necessidades e das tarefas da sua empresa. Diferentes cargas de trabalho, custos e preocupações com segurança são apenas alguns fatores que devem ser levados em consideração.

A nuvem pública funciona muito bem para cargas de trabalho que tenham grande volume e demandas. A nuvem privada ajuda em usos com padrões previsíveis e a híbrida abarca todas as opções. Já no caso do Multicloud, pode ser utilizada como forma de otimizar o uso da nuvem pública – com diferentes fornecedores.

Em relação à nuvem mais segura, o tema é complexo. Nuvem públicas, que oferecem multilocação são mais vulneráveis já que possuem mais pontos de acesso e a responsabilidade em relação à segurança é dividida entre provedores e locatários.

Enquanto isso, as nuvens privadas são tidas como mais protegidas já que as demandas são executadas com um firewall do usuário por trás. Porém, isso pode variar já que irá depender da capacidade de segurança do usuário e/ou da equipe responsável.

No caso da nuvem híbrida, tanto usuários quanto administradores podem mitigar os riscos ao migrar dados e cargas de trabalho entre ambientes. Baseando em níveis de conformidade, sigilo, auditoria e políticas internas e externas, pode-se utilizar as melhores funcionalidades em todos os ambientes.

Outro ponto importante é o custo. Qual das nuvens é a mais econômica? A resposta é simples: depende.

O melhor custo-benefício será aquele que atenderá as suas necessidades, com o menor custo possível. E ter um cálculo de ROI atualizado, com todas as opções, pode te ajudar antes de bater o martelo.

Nuvens públicas podem ser gratuitas para usuários únicos e cobrar pelo espaço utilizado no caso de empresas. O responsável pela configuração da nuvem privada também terá a tarefa de comprar e/ou alugar novos hardwares e recursos, realizando orçamentos.

Já o modelo híbrido pode incluir formas de contratação on-premisse, off-premise e Cloud as a Service – dependendo do provedor, é realizada a criação de um ambiente personalizado que seja adequado para custos e requisitos.

Modernize sua infraestrutura com a StorageOne

Realizar a migração dos dados e cargas de trabalho da sua empresa é uma tarefa complexa, que conta com diversos pormenores. Por isso, ter uma consultoria de TI como parceira pode fazer toda a diferença nesse tipo de projeto.

A StorageOne está há mais de 20 anos ajudando corporações de todos os tamanhos e indústrias a se modernizarem, priorizando desempenho, segurança e compliance. Marque agora uma reunião com um de nossos especialistas e utilize o melhor da tecnologia para alavancar a sua empresa.