Consultoria em TI: A importância de um projeto sob medida para sua empresa

A sua empresa pode ter foco em tecnologia, ou ser de uma vertical completamente diferente. Mas isso não significa que o TI ficará de fora da área estratégica.

Na era digital as empresas estão cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação para a execução de suas operações e para ganhar agilidade e competitividade no mercado em que atuam.

Como consequência desse movimento, as empresas precisam lidar com novos desafios, que acabam desencadeando todo um processo de transformação digital em seus processos tradicionais e a consequente necessidade de adaptação de seus executivos e colaboradores à essa nova realidade.

Um dos principais fatores que torna difícil essa jornada para a transformação digital é o comprometimento das equipes operacionais e de TI com as operações e soluções de problemas do dia a dia. Sobra muito pouco tempo para avaliar novas tecnologias e definir quais são as mais adequadas, operacionalmente e financeiramente, ao contexto da empresa e ao do mercado em que atuam.

Esse cenário tem feito com que as empresas busquem parcerias com Consultorias de TI, utilizando sua experiência de mercado e expertise para definir as soluções que melhor atendam ao seu contexto, através do trabalho em conjunto com os times internos, que possuem a experiência operacional da empresa.

Os principais resultados decorrentes de uma parceria como essa são:

O que faz uma consultoria de TI?

Através de um trabalho personalizado e sob demanda, a consultoria de TI ajuda clientes a prevenir e resolver problemas e automatizar processos na área. Com diferentes campos de atuação, desde rede básica até soluções gerenciadas, os consultores avaliam as necessidades, recursos e objetivos atuais.

Um plano então será traçado, junto com gestores, colaboradores e outros stakeholders. Recomendações e sugestões serão realizadas na sequência, definindo as melhores alternativas de equipamentos, softwares de acordo com o diagnóstico do cenário atual da empresa.

Algumas consultorias ainda oferecem serviços específicos de acordo com as especialidades que possuem, como serviços na nuvem, operações de rede, soluções de TI gerenciadas, cibersegurança e compliance e gestão de desastres.

De modo geral, a consultoria irá aconselhar e ajudar a empresa a implementar os planos de ação. Inclusive, podendo ser referente apenas a um projeto específico ou à companhia inteira, ela difere do trabalho de outsourcing ao não apenas delegar um processo, mas adquirir uma visão holística das necessidades da empresa.

Então, se você sente que o departamento de TI da sua empresa não está conseguindo demonstrar a entrega dos resultados esperados ou acha difícil identificar os benefícios que a era da tecnologia traz para o negócio, peça ajuda.

Por que contratar uma consultoria de TI?

Com tantas novidades e evoluções acontecendo no meio digital, é fácil se perder entre as tantas opções disponíveis no mercado. O papel do gestor de TI, altamente requisitado, pode não conseguir conduzir as atividades da companhia e pensar em melhorias e inovação simultaneamente.

Diante disso, a consultoria de TI pode ser um ótimo parceiro para levar estratégias e otimizações sem aumentar a carga de trabalho da equipe atual. Os benefícios são muitos e os principais consistem em:

Reduzir custos de infraestrutura

A identificação e comparação entre necessidades e recursos atuais atua na redução de custos, identificando quais gastos excessivos, desnecessários e/ou redundantes acontecem atualmente. Ao permitir que os colaboradores façam mais, de forma eficiente e produtiva, os custos também diminuem de forma operacional.

Além destes, os gastos de contratação in-house, para montar uma equipe de TI (ou adicionar novos colaboradores ao time existente) são minimizados. O ônus da procura de profissionais especializados, contratação, máquinas novas, férias e outros não acontecem nesse cenário.

Garantir a segurança e compliance       

Seja na contratação de uma consultoria especializada em cibersegurança ou não, ao monitorar os ambientes são encontradas brechas e vulnerabilidades que colocam o negócio em risco. Com a análise de problemas atuais, o trabalho de mitigar riscos e prevenção fica mais fácil, podendo oferecer soluções que protejam as informações e dados da empresa.

Implementar melhores práticas de gestão

As consultorias, pelo menos as de excelência, baseiam suas orientações e modos de trabalho de acordo com as melhores práticas mundiais e do mercado. Padrões e frameworks como  PMBOK®, BPM CBOK®, ITIL® e COBIT® são utilizados. Isso garante consistência e adaptabilidade para que a sua empresa tenha acesso ao que há de melhor e mais moderno.

Tornar o TI estratégico

O conhecimento especializado que a consultoria agrega ao negócio, quando em conjunto com o atendimento personalizado, auxilia na transformação da TI em uma área estratégica. A substituição da perspectiva acontece ao desconstruir a visão equivocada que a tecnologia da informação é apenas um centro de custos, e que no máximo, presta suporte à outras áreas.

Com a otimização de recursos tecnológicos, projetos de melhoria, atualização e inovação, o TI agrega valor para a companhia. Tecnologias como nuvem, inteligência artificial e Big Data podem ser integradas e implementadas de acordo com as necessidades da empresa, se adequando a ela e não o contrário.

A vantagem competitiva acontece quando a inovação é proveniente de um bom planejamento, integrando sistemas e aplicações, antes que a concorrência atue.

Como escolher uma consultoria de TI no mercado?

Agora que você conhece e entende como uma consultoria pode beneficiar a sua empresa, chegou o momento de escolher um fornecedor.  

Nesse contexto, alguns quesitos precisam ser levados em consideração. Lembre-se que preço não deverá ser uma prioridade, mas sim o valor que aquele parceiro oferecerá, como o investimento que deve ser.

Na análise de custo-benefício, a consultoria deve ter grande experiência e longo prazo de mercado, com ótima reputação e recomendações. O currículo dos colaboradores e consultores também deve ser levado em consideração, principalmente as certificações e experiências em projetos de verticais semelhantes às suas, e se a equipe é de fato multidisciplinar.

A consultoria deverá atuar conforme as necessidades de cada cliente e não propor uma única solução padrão, tendo o sucesso do projeto como foco.

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Um projeto bem-sucedido começa na escolha da consultoria. A StorageOne tem mais de 20 anos, integrando soluções de infraestrutura e tecnologia para grandes clientes. Nossos especialistas atuam sob três perspectivas: desempenho, segurança e compliance, de acordo com as necessidades de cada cliente.

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