15 elementos chaves para uma estratégia de proteção de dados empresariais bem-sucedida

As práticas e técnicas a serem consideradas ao desenvolver uma estratégia de proteção de dados basicamente são o gerenciamento do seu ciclo de vida, que é a movimentação automatizada de informações críticas para armazenamento online e offline, gerenciamento de risco, prevenção contra perda, gestão e recuperação, entre outros, com foco em

minimizar as perdas de negócios devido à falta de integridade e disponibilidade de informações verificáveis.

Ao construir uma estratégia de armazenamento completo de dados, parte do processo é identificar o resultado desejado da estratégia e, em seguida, identificar as ações necessárias para atingir a meta.

Considerando a importância das informações para uma organização, uma estratégia de proteção bem elaborada é uma parte essencial de um programa de gerenciamento de dados.

É fundamental identificar os elementos necessários de uma estratégia de proteção e as atividades da empresa que devem ocorrer, incluindo armazenamento primário e gestão de dados, infraestrutura para sua retenção apropriada, controles de acesso associados e medidas de segurança para proteger os dados de acessos não autorizados a ataques.

Atividades que formam uma estratégia de proteção de dados.

Vamos examinar, de forma resumida, os principais componentes de uma estratégia de proteção de dados. Em primeiro lugar, certifique-se de que a alta administração aprove a criação de uma estratégia de segurança aplicada a dados.

Em segundo lugar, certifique-se de que a estratégia está alinhada com os processos de negócios executados pela empresa. Observe que as atividades a seguir não estão em ordem de importância ou preferência.

1. Gerenciamento do ciclo de vida dos dados

Estabelecer um ciclo de vida das informações utilizadas pela empresa em seu processo de negócio prepara uma estrutura para os dados, desde a criação até o armazenamento, o arquivamento e a eliminação. Geralmente é considerado um componente fundamental de uma estratégia de proteção de dados.

2. Gestão de riscos

Identificar e avaliar os riscos e ameaças aos dados é essencial ao formular a maioria dos aspectos de uma estratégia de proteção de dados, pois o planejamento visa minimizar a probabilidade de ocorrência de incidentes e mitigar a gravidade dos eventos que afetam negativamente o conjunto de informações.

3. Prevenção contra perda de dados

Essas atividades garantem que todos os dados criados sejam protegidos contra possíveis perdas ou danos por meio de atividades como armazenamento e proteção da integridade dos dados com tecnologias de criptografia.

4. Backup e recuperação

Uma vez que os dados foram criados, a menos que não sejam mais necessários, deve ser feito o armazenamento em um local seguro e protegido para uso futuro. Quando as informações são necessárias, um processo de recuperação os libera de seu arquivamento seguro e verifica se estão prontos para uso. Essas atividades também são componentes-chave de iniciativas de continuidade de negócios e recuperação de desastres (BCDR).

5. Controles de acesso

Entre os componentes mais importantes de uma estratégia de proteção de dados está o processo de acesso e uso seguro das informações. Os controles de acesso são normalmente examinados por auditores como parte de uma auditoria de TI.

6. Gestão de armazenamento de dados

Essa atividade abrange todos os processos associados à movimentação segura de dados de produção para um repositório de armazenamento seguro – por exemplo, no local ou fora do local em um ambiente de nuvem – para uso posterior. Em situações em que as informações podem ser necessárias em uma data e hora posteriores, o gerenciamento de armazenamento move os dados para um recurso de arquivamento.

7. Prevenção de violação de dados

Essas atividades evitam o acesso não autorizado as informações por um ataque de segurança cibernética ou outro evento malicioso, usando medidas de segurança de rede para impedir o acesso externo e sistemas de proteção para bloquear os dados internos.

8. Confidencialidade, integridade e disponibilidade

Esses são os atributos básicos da proteção de dados e, especificamente, da segurança da informação. Os componentes de uma estratégia de proteção de dados alcançam cada um desses atributos.

9. Proteção contra ransomware

Essas atividades evitam situações em que o acesso aos dados e sistemas é comprometido por um ator da ciberameaça, com acesso concedido apenas por algum tipo de resgate, por exemplo, pagamento financeiro. Isso se tornou um componente-chave das atividades de proteção da segurança cibernética.

10. Políticas e procedimentos

As políticas estabelecem “o quê” associado às atividades de proteção e os procedimentos definem as atividades “como”. Ambos são essenciais em um programa de gerenciamento e normalmente são examinados como parte do processo de auditoria.

11. Padrões e conformidade regulamentar

As boas práticas pressupõem o conhecimento e o uso dos vários padrões e regulamentos em vigor que regem como os dados devem ser protegidos. Um dos mais amplamente reconhecidos é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

12. Teste e exercícios

O teste regular e o exercício das atividades do programa de gerenciamento, por exemplo, armazenamento e recuperação de informações, gerenciamento de acesso e atividades de prevenção de segurança cibernética, garantem que esses programas importantes funcionem corretamente e que os funcionários responsáveis ​​por eles conheçam suas funções e responsabilidades. Essas atividades também são componentes das iniciativas de BCDR.

13. Treinamento e conscientização

Essas atividades garantem que as pessoas responsáveis pelos processos de proteção de dados conheçam suas funções. Eles também garantem que todos os funcionários saibam como suas informações são gerenciadas e protegidas e saibam suas responsabilidades para garantir que seus dados estejam seguros.

14. Auditoria e avaliação

Para garantir que as estratégias de proteção estejam sendo seguidas e todos os programas de gerenciamento associados estejam funcionando corretamente, eles devem ser examinados, avaliados e auditados periodicamente. Isso é especialmente verdadeiro para garantir a conformidade com os padrões e regulamentos relevantes.

15. Monitoramento e revisão

Um programa de gerenciamento de dados bem organizado fornece monitoramento contínuo de todos os aspectos da criação, transmissão, armazenamento, arquivamento e destruição de informações. Essas atividades fornecem evidências essenciais para os auditores que examinam a proteção de dados e os controles de gerenciamento.

Uma vez que a estratégia tenha sido estabelecida, seu desenvolvimento e implementação ocorrerão com base nas necessidades de negócios da empresa, financiamento disponível, equipe e compromisso da alta administração com uma infraestrutura segura.

Gestão da segurança cibernética com Commvault Complete Backup and Recovery

Os ambientes tradicionais de gestão e recuperação geralmente consistem em vários produtos autônomos. Esses produtos podem oferecer instantâneos, backup, deduplicação, arquivamento, relatórios e outros recursos. Mas eles são apenas produtos separados que não foram projetados para funcionar juntos e carecem de integração.

Os administradores lutam para gerenciar esses vários produtos. Cada produto é um silo de dados separado com seu armazenamento e infraestrutura caros específicos do fornecedor.

Eles lutam com ferramentas de gerenciamento inconsistentes, opções de backup limitadas, recuperação complicada e incapacidade de acessar ou usar dados em produtos. Essa abordagem desarticulada resulta em maiores custos de infraestrutura, gerenciamento e operação.

A solução Commvault Complete Backup and Recovery é uma plataforma unificada para proteção de dados e gerenciamento de cargas de trabalho locais e na nuvem. Os principais recursos incluem cópia segura de dados, instantâneos, replicação, arquivamento, migração e proteção em nuvem, índice e pesquisa de conteúdo, recuperação de desastres e relatórios.

Esses recursos são integrados a uma plataforma de dados com uma única base de código e, portanto, proporcionando eficiência em custos e gerenciamento gerais. A arquitetura do Commvault Complete Backup and Recovery compreende componentes principais que você pode aumentar ou expandir para atender às suas necessidades de eficiência e desempenho.

Ao contrário dos produtos pontuais, Commvault Complete Data Protection é uma solução integrada. Os dados protegidos são armazenados em um único repositório de dados virtual, o que elimina os silos de dados separados que vêm com os produtos tradicionais de instantâneo, backup, duplicação, arquivamento e relatórios.

Como resultado, apenas a Commvault oferece uma solução abrangente de proteção de dados que fornece uma visão completa dos dados da sua empresa, não importa onde eles residam.

A Commvault também tem abrangência e profundidade de cobertura únicas em sistemas de armazenamento, mecanismos de instantâneo, sistemas operacionais, bancos de dados, aplicativos corporativos, hipervisores e plataformas em nuvem, para que os usuários nunca fiquem presos a uma tecnologia cara ou proprietária de um fornecedor específico.

A solução Commvault Complete Data Protection protege rapidamente os dados em toda a empresa – incluindo servidores virtuais e físicos, nuvem, plataformas híbridas e de armazenamento, centros de dados, escritórios remotos e dispositivos móveis. As opções flexíveis de proteção de dados incluem gerenciamento de instantâneos Commvault, backup desduplicado, replicação e arquivamento.

Em todos os casos, recupere os dados rapidamente em uma única etapa. Além disso, o software Commvault permite que as organizações:

  • Gerencie e arquive ativamente os dados nas camadas de armazenamento para reduzir custos e melhorar o desempenho
  • Acesse os dados imediatamente sem esperar por uma recuperação completa
  • Use facilmente os dados em suporte de eDiscovery, conformidade regulamentar e outros objetivos

O software Commvault é uma abordagem para resolver problemas de dados complexos de uma maneira abrangente, mas direta. Uma plataforma que permite implementar uma estratégia de proteção de dados que simplifica as operações de TI, mantém o orçamento sob controle e atende às demandas de negócios, agora e no futuro – permitindo que você tenha tudo.

Sobre a StorageOne

Somos uma integradora de soluções em tecnologia de infraestrutura de TI, com mais de 20 anos de experiência atendendo grandes clientes em vários segmentos, como finanças, educação, indústrias, governo e varejo.

Nosso foco é customizar soluções de acordo com a necessidade de cada cliente, principalmente sob três perspectivas: segurança, desempenho e compliance. Assim, trabalhamos para que os dados armazenados pela sua empresa estejam disponíveis e seguros, em total conformidade com as leis.

Nossas soluções gerenciam seus dados e garantem a escalabilidade de sua infraestrutura para você se preocupar apenas com sua estratégia de crescimento.

Fale com nossos especialistas