Qual a relação entre compliance e segurança da informação?

compliance e segurança

Dois conceitos que devem andar de mãos dadas no mundo dos negócios e da tecnologia, mas que são distintos entre si. Um rege toda a área de tecnologia e seus expoentes, de dentro para fora – enquanto o outro traz leis e regras externas para o contexto da própria organização.

Com empresas cada dia mais dependentes da inovação, e com mais variáveis jurídicas e legais que surgem, é preciso estar atento a todos esses detalhes. Como, por exemplo, coletar, armazenar e utilizar dados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, que rege tanto o âmbito jurídico (com processos legais) e também de tecnologia.

E se a informação é um dos maiores patrimônios de qualquer empresa, ela precisa estar segura e de acordo com várias regras e regimes.

Para conhecer as duas ideias e como elas se relacionam, basta continuar lendo o artigo. Aqui te explicaremos todos os detalhes para entender o que cada conceito é, suas diferenças e os benefícios que essa junção pode trazer para a sua empresa.

Compliance em TI

O termo em inglês, de forma literal, significa “estar em conformidade com”. Isso significa que a organização, o software ou quaisquer materiais precisam estar em conformidade com as leis e regras – locais, mundiais e da própria companhia.

O compliance deve monitorar e assegurar que todas as práticas realizadas estejam de acordo com as diretrizes de segurança, integridade e ética. Na prática, isso se transforma em garantir que tudo remetente à tecnologia da empresa seja realizado conforme os manuais de marca, código de conduta e políticas da corporação voltadas ao combate à corrupção e adoção de medidas preventivas.

Segurança da informação

Se o compliance é sobre seguir e estar dentro das regras, a Segurança da Informação é um pouco mais abrangente. O trabalho contínuo de manter todos os dados, equipamentos e recursos seguros vai um pouco além das melhores práticas.

A segurança irá ajudar a cercear as ações, em conjunto com o compliance, para que processos de segurança digital, gestão de TI e governança estejam atualizados e em vigor. Isso é válido para proteção de redes, sistemas, programas e dados.

Como os dois conceitos se relacionam entre si?

Os dois são fundamentais para que os processos da empresa sejam mais seguros e eficazes. A produtividade também aumenta exponencialmente, uma vez que os dados estarão em menor risco, assim como as operações do cotidiano.

Com menor probabilidade de vazamentos, invasões, processos legais e outros problemas, a companhia pode entregar seus produtos e serviços com maior qualidade. Isso agrega à empresa como um todo, já que proporciona um cenário competitivo no mercado como um todo. Quando os dois conceitos estão alinhados, clientes e parceiros entendem as entregas de forma íntegra e segura.

Um ótimo exemplo para a importância de ter ambos bem estruturados é a LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados deve ser verificada pelos setores de governança já que é algo de âmbito federal. A Segurança da Informação também tem um grande papel na LGPD e deve unir forças para garantir a segurança dos dados da empresa, dos usuários e dos clientes.

Principais diferenças entre compliance e segurança

Entrando em áreas mais técnicas, o compliance se difere da segurança tecnológica em alguns pilares.

A área de Segurança da Informação é a responsável pela confidencialidade, integridade, disponibilidade de dados e equipamentos, prevenção, detecção e resposta contra ameaças, além de tecnologia, processos e pessoas.

Já o compliance é uma ferramenta utilizada pela governança corporativa, gerindo obrigações legais, expectativas e condutas internas delimitadas pela gestão da companhia. É essa ferramenta que irá ditar o que deverá ser seguido de acordo com a indústria, setor e localização dos negócios.

Ainda que estejam em setores independentes, ambos os conceitos e áreas são igualmente obrigatórios para empresas de todos os portes. Operações mais seguras, com proteção de dados internos, externos e de clientes, evitam riscos que são altos demais para serem negligenciados por quaisquer uma das partes.

Como a compliance em TI ajuda a garantir a proteção dos seus dados?

O gestor de TI, em conjunto com todo o setor, é extremamente estratégico para reforçar políticas de compliance, unindo e integrando vários processos corporativos.

A empresa deverá ter uma política de segurança bem estruturada para evitar ataques, invasões e usos indevidos – para que equipes e gestores não corram riscos. Todos os meandros desta deverá levar em consideração as regras de compliance, assim como o monitoramento contínuo, bloqueio de conexões de torrent e atualização rápida e constante da infraestrutura.

Dessa forma, todos os dados, equipamentos e recursos ficam seguros: ameaças de segurança e de processos jurídicos são minimizados com o uso de rotinas e planejamentos.

Quando tais processos estão em uso, verificar erros, fatores e riscos que possam comprometer as normas internas se tornarão mais fáceis de detectar e resolver antes que façam quaisquer estragos.

Como comentamos anteriormente, ambos os conceitos andam lado-a-lado. A governança de TI poderá servir de apoio para todos os departamentos envolvidos nas áreas de compliance, como marketing, vendas, financeiro, jurídico e muitos outros. Da mesma forma, as regras internas implementadas auxiliarão a guiar e delimitar as normas de tecnologia.

A empresa como um todo recebe benesses dessa conjunção: maior segurança, menos erros e riscos aumentam a produtividade. Já a fiscalização e monitoramento garantem que todos os colaboradores, equipamentos e dados estão sendo gerenciados da melhor forma possível.

Transforme seu departamento de TI com a StorageOne

Para alcançar os melhores resultados, a sua empresa precisa do parceiro certo, que te ajude a criar e seguir as regras de compliance enquanto mantém todos os seus dados e ambientes seguros. Mas não basta ter um modelo geral – diferentes companhias precisam de diferentes planos, com estratégias customizadas para a sua empresa, seus objetivos e necessidades.

A StorageOne tem mais de 20 anos de experiência, em diversas indústrias, auxiliando empresas de diversos portes a se tornarem mais seguras, produtivas e lucrativas. Fale conosco e agende uma reunião com os nossos especialistas!