Desafios e oportunidades em compliance de dados na era digital

compliance desafios e oportunidades

Adotar procedimentos que ajudam uma organização a ter mais foco em resultados e a estar de acordo com as melhores práticas do mercado é um desafio na era digital. Para utilizar as informações de maneira adequada e estratégica, uma alternativa interessante é apostar no compliance de dados.

É fundamental adotar regras claras que norteiam o comportamento de gestores e colaboradores sobre como usar as informações sob a responsabilidade da companhia. Dessa forma, são maiores as possibilidades de minimizar erros e de consolidar uma imagem positiva em um cenário de altíssima competitividade.

Neste artigo, vamos mostrar como o segmento de Tecnologia da Informação pode contribuir para o gerenciamento dos dados ser mais eficiente e seguir os parâmetros mais indicados pela legislação. Confira!

Quais os principais desafios da compliance em TI?

Para o compliance de dados na era digital ser devidamente executado, é crucial que o segmento de TI supere alguns desafios importantes, como:

  • Modificar a cultura organizacional com relação ao uso das informações;
  • Aperfeiçoar o gerenciamento das diversas regulamentações (Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Anticorrupção, entre outras);
  • Atuar com foco na comunicação integrada com as demais áreas;
  • Promover avaliações de risco para prevenir eventuais problemas no futuro;
  • Analisar a eficiência das atividades de controle ligadas à Tecnologia da Informação;
  • Monitorar os acessos às fontes de dados corporativos;
  • Normatizar o uso dos ativos de TI de forma estratégica.

Inegavelmente, são diversos fatores que exigem da equipe de Tecnologia da Informação um grande cuidado com a gestão dos dados. Afinal, é preciso apresentar um conhecimento técnico, capacidade de articulação com as demais áreas e um acompanhamento atento das regulamentações.

Como reverter esse cenário?

Há muitas iniciativas que contribuem para elevar a eficiência do compliance de dados. Uma delas engloba o monitoramento do ambiente de TI, que viabiliza acompanhar os processos, a experiência do usuário e a infraestrutura, facilitando a correção de eventuais problemas que possam prejudicar o cumprimento das regras.

Um bom investimento em segurança da informação também é imprescindível para o compliance de dados estar adequado às melhores práticas do mercado. Afinal, essa postura reduz consideravelmente os riscos de roubo e vazamento de informações corporativas, situações que podem causar a aplicação de multas de acordo com as normas da LGPD.

Também é muito importante que haja um trabalho de conscientização junto aos colaboradores para que os recursos tecnológicos, humanos e financeiros sejam utilizados de maneira correta e estratégica. Assim, uma companhia terá menos riscos de infringir a Lei Anticorrupção em virtude de erros relacionados com a imperícia ou a má-fé dos funcionários.

O uso estratégico dos ativos de TI e a educação corporativa são ferramentas valiosas para o compliance de dados ser implantado com inteligência e bom senso. Não adianta impor uma série de regras e investir em soluções de ponta, se os empregados não estão cientes do que deve ser feito para a instituição estar seguindo as normas internas e a legislação.

Como sua empresa pode se beneficiar de uma política de compliance eficiente?

Não há dúvidas de que são muitos os desafios de efetivar, de forma plena, o compliance de dados. Por outro lado, isso não justifica ignorar as vantagens que essa prática proporciona, principalmente, em um cenário de transformação digital.

Com certeza, uma empresa, ao digitalizar os serviços de maneira inteligente, conquista uma vantagem competitiva muito interessante em relação aos concorrentes que não visualizaram a necessidade de oferecer os produtos ao público-alvo de forma mais personalizada.

Ao estabelecer as regras para gerenciar as informações e o estilo de interação com os clientes e demais stakeholders, uma companhia pode contar com uma série de benefícios, como:

  • Minimizar os problemas relacionados a ações judiciais;
  • Adotar boas práticas de segurança de dados;
  • Ter mais chances de alcançar um maior índice de retenção de talentos;
  • Garantir um maior engajamento do público-alvo;
  • Contar com procedimentos mais eficientes e claros para os funcionários;
  • Aperfeiçoar a integração e a comunicação entre os setores;
  • Fortalecer a imagem institucional.

É nítido que o compliance de dados é uma iniciativa que deve ser levada a sério pelas organizações, porque viabiliza estar dentro das normas mercadológicas e governamentais. Além disso, propicia vantagens que agregam bastante valor ao negócio na conjuntura atual.

Como uma consultoria deve auxiliar em seu programa de compliance em TI?

É recomendado que sejam feitas análises periódicas para verificar o grau de conformidade com o compliance. Essa medida tem como aspecto positivo identificar ações essenciais para melhoria dos trabalhos de proteção das informações críticas.

Para isso, é válido contar com uma equipe de especialistas em segurança da informação que vão apontar os melhores procedimentos de compliance de dados. Dessa maneira, é mais fácil adotar as iniciativas ideais para minimizar os riscos de sofrer prejuízos com um ataque cibernético.

Um suporte qualificado ajuda a aperfeiçoar os padrões de conformidade e a seguir as regras de maneira mais confiável e eficiente. Esse apoio também contribui para contar com benefícios importantes que serão apresentados a seguir. Acompanhe!

Orientação especializada

Sem dúvida, a opinião de um especialista colabora bastante para constatar o que pode ser feito para o compliance de dados ser aprimorado de forma contínua.

Atualização constante

Não é fácil acompanhar as mudanças nas regulamentações e leis que envolvem o compliance e a segurança da informação. Com um suporte qualificado, essa tarefa se torna bem mais simples, o que minimiza riscos de infrações.

Mais agilidade em eventuais correções

Por mais que haja um esforço em manter o compliance de dados de acordo com as melhores práticas, pode surgir a necessidade de correções de procedimentos. Isso é executado com muito mais rapidez quando há um apoio especializado. 

Esse conjunto de fatores merece ser analisado com bastante atenção pelos gestores, porque ajudam uma instituição a seguir as normas internas, as regras de mercado e a legislação de forma exemplar. 

Conheça a StorageOne

Com foco em resultados e na melhoria contínua, contamos com uma equipe de especialistas em segurança da informação. O trabalho da StorageOne também prioriza o suporte técnico e diversas atividades, como backup, armazenamento de dados, virtualização e computação na nuvem.

Em um cenário de intensa transformação digital, um suporte de ponta permite que uma companhia tenha mais condições de implantar o compliance de dados com eficiência, agilidade e ótimos resultados.

Para usar a TI de maneira mais estratégica no seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para a sua empresa melhorar de maneira contínua!