Segurança de dados: 6 dicas práticas para proteger seu negócio contra ciberataques

No mapa dos ciberataques, o Brasil está entre os principais alvos: por ano, são 24 bilhões de tentativas (cerca de 65 milhões por dia), segundo estudos da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America.

Esses ataques, por sua vez, são direcionados, principalmente, ao acesso de redes bancárias, tentativas de phishing (links maliciosos), roubo de criptomoedas, entre outros sequestros de dados que podem gerar inúmeros problemas.

No mundo dos negócios, esses riscos são ainda maiores, já que os criminosos podem acessar informações sigilosas ou mesmo impossibilitar o uso de ferramentas cruciais ao negócio, exigindo altos valores como resgate.

Para além disso, existem os cuidados determinados pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que podem gerar multas caso a empresa não proteja os dados de clientes, colaboradores e outros que a cercam.

Por isso, pensando em ajudar sua empresa a se proteger de tantos ataques, trouxemos algumas dicas sobre como aumentar a segurança da informação no ambiente corporativo. Leia atentamente e comece a tomar todas as medidas o quanto antes!

3 ciberataques mais frequentes nas empresas

1. E-mails falsos que se passam por outros colaboradores

Basta se comunicar algumas vezes por e-mail com colaboradores da empresa, que os criminosos aprendem os padrões de formatação na descrição de nomes, cargos e telefone de contato, o que já é suficiente para clonar contas de e-mails e se passar pelos funcionários.

Feito isso, os criminosos enviam mensagens se passando por determinados colaboradores e enviam links em anexos. E é aí que está o perigo: ao clicar no link, o colaborador instala automaticamente um malware em sua máquina, o que dará aos criminosos acesso a dados sigilosos na nuvem.

2. Invasão de redes sem softwares

Hackers podem passar pela maioria das tecnologias simples de antivírus e endpoints, o que permite infiltração na rede de sistemas das empresas sem que seja necessário instalar um software.

Com isso, as chances de não serem percebidos são muito maiores, pois os criminosos atuarão silenciosamente em diversos computadores para acessar arquivos e pastas sigilosas.

3. Uso do sistema da empresa contra a própria empresa

Sim, isso é possível e especialmente perigoso. Por meio de conexões DNS dos computadores, os criminosos conseguem acessar e trafegar dados de maneira sutil. Dessa forma, criam uma rede de conexões que podem comprometer diversos dispositivos sem fio na empresa, levando a riscos iminentes para o negócio.

Proteger a própria rede DNS é um fator indispensável para proteger todas as máquinas. Para tanto, a equipe de TI precisa estar devidamente preparada e equipada com as ferramentas certas.

Mas e quanto aos outros riscos, o que fazer para se proteger completamente? A principal resposta está no uso de tecnologias e políticas de segurança, capazes de prevenir esses prejuízos. Confira.

6 dicas para proteger sua empresa contra ataques digitais

1. Estabeleça uma cultura de segurança da informação

Criar uma cultura forte para a empresa é sempre muito importante para posicionar o negócio e recrutar colaboradores que estejam de acordo com ela, deixando-a mais forte.

E uma cultura forte com relação à proteção de dados só é alcançada com muito treinamento, que, embora fundamentais, muitas empresas ainda falham quando o assunto é orientar seus colaboradores quanto às medidas de proteção.

Esse treinamento, por outro lado, pode ser muito mais simples do que parece. Basta adotar medidas como:

  • Não acessar e-mails e páginas internas da empresa a partir de redes públicas (aeroportos, cafeterias etc.);
  • Não acessar sites não seguros em dispositivos do trabalho;
  • Não compartilhar senhas pessoais de acesso às ferramentas;
  • Restringir os acessos dos administradores de TI;
  • Não permitir o acesso de terceiros às páginas internas e dados internos da empresa.

De modo geral, são soluções práticas, que podem ser documentadas e revisitadas rotineiramente em um manual com as políticas de segurança da empresa.

2. Aplique a criptografia de dados

Impedir os acessos a dados sensíveis do negócio é muito importante. Mas caso os criminosos consigam acessar essas informações, é importante que eles não consigam ler o que está armazenado. E isso pode ser feito a partir da criptografia.

Com esse processo, as informações passam por codificações automáticas, sendo acessadas somente por uma determinada chave. A criptografia deve ser padronizada em todos os dispositivos utilizados para o trabalho, principalmente aqueles fora do ambiente da empresa. Isso garantirá total segurança dos dados – principalmente os mais sensíveis.

3. Crie uma política de backups

Quedas de energia, dispositivos que deixam de funcionar, informações que precisam ser acessadas fora do ambiente da empresa – são muitos os motivos para manter uma política de backups. Mas a principal, sem dúvida, é a proteção do negócio.

Fazer uma cópia de segurança permitirá que dados importantes não sejam perdidos. O ideal é que os backups sejam automatizados para horários em que os colaboradores não estejam na empresa, como ao final do expediente, pois podem levar algum tempo até que sejam realizados.

4. Invista em prevenção de ameaças

O monitoramento e medidas de prevenção contra a perda de dados são as principais medidas tomadas por soluções DLP (Data Loss Prevention).

Essas tecnologias têm foco em ocorrências que podem resultar no vazamento de dados. Firewalls UTM, antivírus e anti spams são algumas das ferramentas que podem contar com os diferentes recursos DLP.

Também vale ressaltar que esses recursos podem ser encontrados em três modalidades específicas de DLP:

Network DLP

Monitora, rastreia e gera relatórios de informações que passam pelas portas e protocolos de segurança da empresa, utilizando padrões que identificam possíveis riscos.

Storage DLP

Identifica o possível compartilhamento de dados sigilosos por parte dos colaboradores, gerando alertas ao identificar o vazamento de informações sensíveis ao negócio.

Endpoint DLP

São soluções utilizadas em estações de trabalhos e dispositivos da empresa para identificar o armazenamento de dados sigilosos em pendrives e outros periféricos externos.

5. Monitore e analise os riscos periodicamente

Ainda que todas as soluções anteriores sejam corretamente implementadas, é preciso fazer o devido monitoramento de riscos. Afinal, como falamos no início desse artigo, são milhões de tentativas de ciberataques todos os dias no Brasil.

Somente com o devido monitoramento dedicado, sua empresa poderá se antecipar às possíveis ameaças, corrigirá rapidamente as falhas de segurança e evitará o acesso indevido de pessoas não autorizadas às informações sensíveis.

Entretanto, nem sempre essa dedicação pode ser interna, o que nos leva à nossa sexta dica.

6. Escolha um parceiro que entenda as necessidades do seu negócio

Cada empresa demanda um projeto especializado na proteção aos seus dados. Portanto, recorrer às soluções padronizadas do mercado não é a melhor solução.

A StorageOne é uma parceira com 20 anos de atuação no armazenamento seguro de dados e soluções de infraestrutura de TI que mantém toda a proteção necessária às informações sensíveis ao negócio.

Com foco na customização de soluções de acordo com as necessidades dos clientes, a StorageOne atua criando sinergia em segurança, desempenho e compliance. Tudo isso para que toda a proteção aos dados esteja garantida por toda a vida da companhia sem o risco de ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Fale agora mesmo com um consultor da StorageOne e saiba como evitar os riscos dos ciberataques à sua empresa!