Por que o gerenciamento de dados é fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma empresa?

No mundo corporativo, milhões de dados são coletados a cada minuto para serem analisados com a finalidade de gerar insights e vantagens competitivas. Contudo, com um volume tão grande, é fácil perder informações entre bancos de dados e sistemas.

Hoje, o gerenciamento de dados é fundamental para gerar valor a esses ativos. Nesse contexto, tecnologias big data, de inteligência artificial e machine learning contribuem para evitar gargalos, desde a coleta até a análise ou descarte dos dados.

Confira abaixo nosso material completo sobre gerenciamento de dados e descubra as melhores práticas para garantir o desenvolvimento sustentável de seu negócio.

O que é gerenciamento de dados?

Gerenciamento de dados é um copilado de estratégias, políticas, práticas e procedimentos que visam aumentar a segurança, disponibilidade e o valor dos dados coletados.

Abaixo separamos as principais áreas contempladas nesses processos para que você possa compreender a maturidade desses processos em sua empresa:

  • Concepção da arquitetura do dado
  • Classificação
  • Garantia e controle de qualidade
  • Armazenamento dos dados
  • Controle de acesso e funções permitidas em relação aos dados
  • Segurança
  • Análise
  • Governança
  • Compliance

Principais vantagens do gerenciamento de dados no desenvolvimento das organizações

Qualidade do banco de dados

Padronizar os processos envolvidos e definir políticas claras aumenta a qualidade do banco de dados. Isso porque validar as informações garante que elas sejam verdadeiras e úteis. Na prática, manter um controle rígido evita adulteração, bloqueios, erros e vazamentos, que podem invalidar decisões e trazer grandes prejuízos.

Otimização de processos

Quando o ambiente está bem gerenciado, encontrar, acessar e compartilhar informações se torna simples e muito mais produtivo. Nesse sentido, bancos de dados integrados e sistemas de automação atuam como grandes auxiliadores do colaborador em seu cotidiano.

Aumento da segurança

Os benefícios da gestão também são refletidos na confiabilidade do negócio. Afinal, sem o controle sobre os dados, é impraticável manter a segurança, prever brechas de invasão, vazamento, bem como garantir que nenhuma informação entre ou saia sem a devida permissão.

Nesse mesmo contexto, também vale citar a vantagem de estar em compliance com a LGPD, a qual estabelece diretrizes para a obtenção, armazenamento e processamento dos dados do usuário.

3 dicas para melhorar o gerenciamento de dados na sua empresa:

1 – Crie uma rotina de backups

Após coletar, organizar e analisar os dados, é importante prevenir que eles não se percam. Por isso, ter uma rotina de backup é a principal maneira de certificar que, em casos de ataques ou perdas, os dados estarão seguros e prontos para serem restaurados, sem prejudicar o andamento das operações.

De modo geral, o fluxo contínuo de backups, que é passível de automação, previne que nenhuma informação se perca.

2 – Invista em monitoramento de dados

Monitorar as informações permite que comparações ao longo do tempo sejam realizadas com a finalidade de identificar a evolução da gestão. Como consequência, decisões, como a implementação de funções de machine learning e análise preditiva, podem ser tomadas.

Em resumo, o monitoramento, quando preventivo e proativo, permite aumentar a produtividade e eficiência interna, ganhar vantagens competitivas de mercado, prever tendências e reduzir riscos, potencializando o crescimento da empresa.

3 – Conte com um parceiro especializado em dados

Para garantir os melhores resultados, é fundamental escolher um parceiro altamente especializado, já que a alocação de equipes internas pode resultar em altos gastos de tempo e recursos financeiros.

A StorageOne está há 20 anos no mercado e é formada por um time experiente e qualificado, capaz de levar segurança, desempenho e compliance para o mundo corporativo, através de soluções customizadas para as necessidades de cada empresa.

Entre em contato e saiba como iniciar, otimizar ou manter um gerenciamento de dados da melhor maneira.