Armazenamento de objetos: Quais suas diferenças em relação ao armazenamento em blocos?

armazenamento de objetos

Uma dúvida bastante comum em empresas está na escolha entre armazenamento de objetos ou armazenamento em blocos. Para quem está perdido, essas são algumas das maneiras de organizar, arquivar e apresentar os dados de uma companhia.

Na verdade, há inúmeras maneiras de realizar esse processo, mas essas acabam sendo as mais utilizadas. Dessa forma, se faz interessante compreender seus conceitos antes de optar por uma ou outra.

Para entender os contrastes entre o armazenamento de objetos e em blocos, confira o texto abaixo. Nele, você poderá entender o que cada um oferece, bem como suas vantagens e desvantagens.

O que é armazenamento em blocos?

Para iniciar esse debate entre as alternativas citadas anteriormente, é bom entender do armazenamento em blocos.

Com esse fim, se faz preciso, antes de tudo, compreender o que são esses blocos. De forma resumida, podem ser considerados como uma grande quantidade de dados agrupada. Antigamente, eram de 512 bytes, e atualmente são 4K.

Sendo assim, o computador possui uma liberdade para armazenar esses blocos aonde for mais conveniente. Espaços pequenos podem ser utilizados para arquivos menores, enquanto espaços grandes admitem um maior número de blocos.

Essa escolha, porém, ficará a cargo do sistema, que buscará a solução mais interessante. Por conta dessas características, a recuperação de dados é mais rápida e eficaz.

Vantagens de adotar o armazenamento em blocos

Inúmeros são os benefícios de optar pelo armazenamento em blocos em detrimento ao armazenamento de objetos. Entre eles, pode-se citar como principais:

  • Centralização: Aqui, há uma centralização dos dados em menos dispositivos. Com isso, os administradores do sistema possuem maior controle sobre o a utilização do armazenamento.
  • Backup: Essa centralização permite a criação de diversos point-in-time, ou seja, pontos de recuperação. Esse fator representa, para a empresa, um backup constante de toda sua informação.
  • Desempenho: A divisão dos blocos em diversos dispositivos permite que os servidores trabalhem com maior agilidade. Na prática, isso significa altas taxas de transferência e desempenho melhorado.
  • Conectividade: Diversos aplicativos utilizados no mercado atual estão preparados para se conectar ao sistema. Dessa forma, eles conseguem utilizar o armazenamento em blocos para melhorar seu desempenho e oferecer serviços mais rápidos à companhia.

O que é armazenamento de objetos?

Ao contrário do item visto acima, o armazenamento de objetos utiliza de outra técnica para arquivar dados.

Nesse caso, eles são divididos em pedaços e, posteriormente, distribuídos pelo hardware. Em vez de se tornarem pastas ou blocos, eles são fragmentados em unidades separadas, nomeadas de objetos. Cada um desses conta com um identificador, que somente pode ser acessado por usuários permitidos.

Para utilizá-lo em sua companhia, basta uma simples interface de API HTTP, já utilizada na maioria das organizações. Sendo assim, essa é uma alternativa mais econômica e acessível a mais consumidores.

Além disso, há a vantagem de pagar somente pelo que se utiliza, e não pelo total do pacote. Em geral, é indicado para dados estatísticos e apresenta escalabilidade superior aos concorrentes. 

Vantagens de adotar o armazenamento de objetos

Assim como a opção mais acima, o armazenamento de objetos também possui diversas vantagens. Entre esses benefícios, pode-se destacar:

  • Proteção: Essa é uma maneira muito mais segura de arquivar seus dados, visto que todos os objetos são codificados. Assim, mesmo que haja falhas no hardware, suas informações estarão protegidas.
  • Escalabilidade: Em geral, os dispositivos para este tipo de armazenamento podem acomodar diversos petabytes. Isso significa que a capacidade de arquivamento deles chega aos bilhões de objetos. O crescimento de sua empresa não será problema aqui.
  • Suporte à IoT: Também conhecida como Internet das Coisas, o IoT representa o futuro da tecnologia. Com isso, é normal compreender que dispositivos com suporte a esses recursos serão muito úteis num futuro bastante próximo.
  • Recursos: Por conta da tecnologia empregada em sua construção, este modelo de armazenamento é excelente para espelhar data centers. Assim, em caso de falha destes se faz possível continuar o trabalho normalmente.

Armazenamento em blocos x Armazenamento de objetos: Qual o modelo ideal para sua empresa?

Sem dúvida alguma, ambas as opções citadas neste texto são interessantes, se adequando, porém, a diferentes situações. Tanto o armazenamento de objetos quanto o em blocos se mostram como soluções que auxiliam empresas a armazenar e cuidar de todos seus dados. Para investir nesse mercado, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros com conhecimento e experiência no assunto.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado de gestão de dados, a StorageOne é a parceria que você precisa. Focada na segurança das informações, virtualização, nuvem, backup e proteção de dados, a empresa oferece tudo que você pode necessitar. Além disso, desenvolve o projeto de acordo com a sua situação, pensando sempre em segurança, desempenho e compliance.

Ficou interessado? Entre em contato com um especialista da StorageOne para mais informações.