10 questões a serem dimensionadas em um projeto de armazenamento

O dimensionamento correto é fundamental para criar a infraestrutura ideal, com a capacidade e desempenho apropriados, sem escassez e nem excessos. Ou seja, sem sobrecarregar as equipes internas e utilizando apenas o investimento necessário para as necessidades da sua empresa.

Criar o projeto de armazenamento, nesse sentido, pode demandar muita pesquisa. Afinal, é preciso levar em consideração as necessidades atuais e também as futuras de acordo com o crescimento esperado da companhia. De modo geral, são muitas as variáveis para orçar e analisar a fim de implantar um planejamento coerente.

Ciente disso, separamos 10 questões fundamentais que devem ser colocadas em pauta antes de qualquer tomada de decisão. Confira. 

1. Verifique o espaço de armazenamento necessário

Analise o que há de armazenamento disponível atualmente na companhia e o que será utilizado em um futuro próximo. Cálculos, metas e histórico de crescimento da própria empresa podem servir também para antecipar quais serão as necessidades futuras.

Inclua também custos e necessidades de contratação de mão de obra especializada para implementações, adaptações (técnicas e de ambiente físico) e manutenções do novo sistema.

2. Determine o valor das informações que serão arquivadas

Separar os dados em grupos de prioridade de armazenamento é uma ótima forma de visualizar o espaço necessário. Na prática, sua empresa pode definir como prioridade máxima, informações que impactam o funcionamento da empresa, e prioridade baixa, os arquivos que podem ser descartados.

Dependendo da indústria e do mercado no qual ela está inserida, existirão algumas legislações e conselhos que tornarão obrigatório o armazenamento de registros por determinado tempo. Esses se encaixariam em prioridade média, já que precisam ser guardados, mas não acessados frequentemente.

3. Como será feito o backup?

Realizar qualquer alteração de armazenamento e até de infraestrutura no geral, sem um plano de backup é altamente desaconselhável.

Ter um sistema de backup, e se possível com redundâncias, em conjunto com uma política de segurança é essencial para evitar que informações importantes e sigilosas se mantenham protegidas.

Nenhum sistema é 100% a prova de falhas e ter medidas de contingência é o primeiro passo para evitar que uma falha se torne um grande prejuízo.

4. Quantos usuários acessarão o Storage?

Uma política de segurança bem feita, deve incluir regras de acesso dentro e fora do armazenamento, de acordo com o perfil do usuário e das informações ali contidas.

Além disso, ao delimitar a quantidade de usuários que terão acessos, fica mais simples de definir qual conexão deverá ser utilizada para que problemas com lentidão e performance não ocorram.

5. Faça uma previsão de crescimento

Definir quais são as necessidades atuais e qual é a previsão de crescimento do negócio como um todo é importante para estimar o uso e quantidade de armazenamento. Isso inclusive influência na decisão de qual solução adquirir para alcançar os objetivos da empresa, já que soluções diferentes possuem custos e especificações distintas. 

6. Calcule o volume de IOPS necessário

A definição do volume de IOPS que será demandado em um futuro próximo, medida que distingue o desempenho de dispositivos de armazenamento, será regido pelas necessidades da companhia. Por exemplo, com aplicações que exijam um número alto de IOPS, será preciso ter um sistema que entregue e supra essa demanda, como bancos de dados.

7. Realize o monitoramento de infraestrutura

Monitorar toda a infraestrutura, garantindo que o armazenamento está sendo utilizado em seu potencial e que os dados estão sendo gerenciados, é essencial para aumentar a produtividade e performance de todo o sistema.

Com a supervisão e controle dos sistemas, falhas se tornam aparentes, sendo inclusive passíveis de serem identificadas antes de causarem algum dano.

8. Quais aplicações serão executadas?

O que irá rodar neste ambiente e o que poderá ser executado em outro que tenha um custo de manutenção menor?

Métricas como IOPS, velocidade, taxa de transferência, recursos de segurança e compliance poderão sofrer alterações de acordo com o cenário, demando soluções distintas de acordo com as aplicações em uso.

9. Faça revisões regularmente

Em conjunto com o monitoramento realizado no dia-a-dia, revisões periódicas funcionam para identificar e resolver obstáculos que surgem dentro do ambiente de TI. Quando realizadas de forma periódica, há a diminuição da necessidade de deixar os sistemas indisponíveis para manutenções.

Além disso, apurar o que está armazenado e se os dados ainda são relevantes é uma forma de liberar espaço ocioso, de acordo com o valor determinado previamente.

10. Otimize de acordo

Manter dados e suas validações em dia, softwares atualizados e hardwares que sustentem as demandas internas e externas é o que se espera de qualquer gestão de armazenamento e de dados.

Para resultados além do previsto, verificações e otimizações frequentes dos ambientes de tecnologia e de negócios, desempenham uma função importante, tornando as ferramentas mais eficientes.

Desenvolva um projeto de acordo a necessidades do seu negócio

O melhor projeto é aquele que é customizado para as necessidades da sua empresa, feito com a parceria de quem tem o know-how das melhores práticas e soluções disponíveis no mercado.

Com uma longa trajetória, a StorageOne aplica conhecimentos adquiridos em 20 anos de trabalho com diferentes verticais para levar segurança, gerenciamento de dados e performance para o seu ambiente de TI.

Entre em contato com uma equipe de especialistas para te ajudar nessa missão.