Qual o papel do compliance na continuidade operacional do seu negócio?

O número de normas e regulamentos que as empresas precisam seguir tem crescido continuamente. Por isso, fatores como governança, risco e compliance tem ganhado importância a fim de atender padrões específicos de continuidade operacional, disaster recovery e segurança cibernética.

Neste artigo vamos falar sobre o papel do compliance na continuidade operacional e como as empresas podem realizar seus negócios de modo consistente e dentro de altos padrões profissionais e éticos. Confira!

O que é continuidade operacional

Nenhuma empresa está totalmente livre dos riscos de desastres, sejam eles naturais – como inundações, ventanias e raios, por exemplo, seja por falhas humanas ou sabotagens.

Há ainda os riscos externos como ataques cibernéticos que podem causar grandes estragos nos servidores e sistemas da empresa, greves de caminhoneiros, acidentes de trânsito, problemas na rede elétrica e uma série de outras ocorrências que podem afetar drasticamente a produtividade do negócio.

Diante disso, um plano de continuidade operacional bem elaborado pode garantir os recursos e informações necessários para que a organização possa lidar com essas emergências, sem ter que parar totalmente suas atividades e, assim, garantir a geração de receita até que a estrutura principal volte a funcionar normalmente.

. Veja também: Como uma consultoria pode contribuir na implantação de uma infraestrutura virtual?

O Plano de continuidade operacional é fundamental para a sobrevivência da empresa

Se antes o compliance e o plano de continuidade operacional eram vistos como funções supérfluas, agora, com a transformação digital esses conceitos devem ganhar cada vez mais um maior protagonismo no mundo corporativo.

É fato que as empresas mais bem estruturadas em termos de governança corporativa, controle e conformidade de riscos sentiram os impactos da crise sanitária dos últimos anos de maneira mais leve.

Isso porque, ao terem um planejamento dentro das conformidades, conseguiram diminuir os impactos negativos e agir com maior assertividade nas tomadas de decisão.

Compliance na continuidade operacional da empresa

A prática de um programa de compliance é fundamental para as empresas que querem estar em conformidade com a legislação vigente e garantir, por meio do cumprimento dessas normas, o bom funcionamento do negócio.

Felizmente, o avanço da tecnologia possibilitou o surgimento de plataformas especializadas em compliance, que ajudam as empresas a manterem a boa reputação, por meio de um sistema que analisa, monitora e protege todo o seu processo operacional.

E por que isso é importante?

Porque, cada vez mais, as empresas exigem evidências concretas de que um potencial parceiro de negócios está em conformidade com padrões específicos como os de continuidade de negócios (ISO 22301).

A conformidade com padrões como esse demonstra claramente que as empresas valorizam a capacidade de seus parceiros permanecerem funcionando mesmo diante de eventos inesperados.

Como identificar se a sua empresa está em conformidade na continuidade operacional dos negócios?

As etapas a seguir podem ser usadas para determinar se uma estratégia de segurança cibernética ou plano de continuidade operacional está em conformidade com os padrões atuais:

  • Analise o estado atual empresa em relação aos padrões e regulamentos;
  • Identifique e compreenda os padrões e regulamentos necessários;
  • Identifique onde as mudanças precisam ser feitas para alcançar a conformidade;
  • Determine os recursos indispensáveis para fazer as mudanças necessárias para estar em conformidade;
  • Faça as alterações que foram identificadas;
  • Valide e documente se o nível exigido de conformidade foi alcançado usando auditores internos ou externos.

É fundamental documentar todas as atividades que demonstrem que a empresa atende aos padrões de conformidade para continuidade operacional, recuperação de desastres e segurança cibernética através de políticas e procedimento que forneçam evidências reais de que a organização fez um esforço para atingi-la.

. Veja também: Qual a relação entre compliance e segurança da informação?

Benefícios da adoção do programa de compliance bem estruturado

A administração da conformidade das operações de uma empresa vai além da mera satisfação em preencher os requisitos legais: preocupar-se em ter as atividades de controle no lugar certo pode evitar as pesadas multas, sanções, bem como danos à reputação.

Por isso, é importante ter um programa de compliance e, para demonstrar isso, separamos alguns dos benefícios gerados com a adoção das melhores práticas de conformidade:

  • Aumenta os níveis de governança corporativa;
  • Melhora a credibilidade diante de clientes, investidores e fornecedores;
  • Mitiga os riscos reputacionais e operacionais;
  • Redução de custos;
  • Aumento da rentabilidade.

Conheça a Storage One

Se a sua empresa deseja estar em compliance, conte com uma consultoria especializada e personalizada. É muito mais fácil identificar riscos, vulnerabilidades e fraquezas na segurança quando se sabe o que procurar.

A StorageOne possui 22 anos de experiência na transformação de empresas de todos os portes e segmentos, tornando-as mais seguras, produtivas e lucrativas.

Entre em contato e fale com os nossos especialistas!