O que são sistemas legados e como eles podem trazer desafios à segurança da sua empresa?

Sistemas legados, provavelmente, ainda estão em operação dentro da sua empresa. É possível que você ainda os utilize diariamente, mesmo se não souber que eles são chamados assim.

Apesar de serem úteis, esses sistemas podem trazer riscos e ameaças em relação à segurança dos seus dados. Ou seja, eles não são totalmente negativos, mas precisam ser acompanhados para que não tragam mais prejuízos do que benefícios.

Neste artigo, a gente explica mais sobre o que são sistemas legados, como funcionam e como aumentar a segurança da sua empresa. Confira!

O que são sistemas legados?

Um sistema legado é uma infraestrutura digital construída, normalmente, sem arquitetura definida ou que passou por algumas etapas de desenvolvimento sem muito planejamento.

Nesse sentido, alguns fatores ajudam a definir se uma aplicação é legada ou não: a utilização de linguagens de programação desatualizadas, protocolos específicos e bancos de dados que já não são mais utilizados atualmente.

Resumindo, trata-se de qualquer sistema que ainda seja utilizado pela companhia, mas que não conte mais com atualizações – isto é, uma ferramenta descontinuada, seja pelo fornecedor primário, como grandes corporações ou por funcionários que a desenvolveram e já não estão mais na companhia.

Quais vulnerabilidades e riscos à segurança trazidos por sistemas legados?

Esse tipo de sistema costuma ter seu ciclo de suporte encerrado e já não contar com mais atualizações de segurança. Assim, ao lembrarmos de que as ameaças e formas de invasão não param de evoluir, entendemos como aplicações desatualizadas podem ser um risco em potencial.

Quando um único software deixa de se adaptar à realidade dos crimes virtuais, especialistas já ficam em estado de alerta. Imagine, então, quando isso acontece com um sistema inteiro, que permeia a companhia e é essencial para a continuidade da empresa.

Justamente por esses motivos, um sistema legado pode se tornar uma bomba-relógio, abrindo brechas na segurança a cada dia que passa. Ainda mais se ele estiver conectado à internet para que o ambiente interno conte com informações em tempo real.

Mas nem tudo está perdido. Como mostraremos adiante, existem algumas práticas para mitigar as vulnerabilidades geradas por esse cenário.

Como proteger seus dados nesse cenário?

Reescrever a aplicação

Assumimos que esse é um processo complexo e que pode demorar bastante até que seja finalizado. Mas, quando bem executado, com o mapeamento completo de processos e planejamento estratégico, pode ser uma forma de eliminar vulnerabilidades e melhorar o sistema como um todo.

Um detalhe importante nesse caso é que, idealmente, se tenha o código-fonte bem documentado, para que os desenvolvedores envolvidos no projeto gastem menos tempo e recursos atrás de informações.

Pacotes de soluções integradas

Ainda na intenção de integrar novos recursos sem substituir completamente o sistema legado, a contratação de um pacote de soluções pode ajudar a incorporar novas metodologias e ferramentas, modernizando o sistema de forma funcional.

Essa estratégia ajuda a minimizar os problemas, mas não os soluciona por completo — já que a contratação não, necessariamente, será escalável e/ou completa.

Substituição ou migração do sistema legado

Mais drástica do que as formas anteriores, o procedimento aqui é realizado uma única vez, para que haja a substituição ou migração completa do sistema.

Sendo a mais eficaz de todas as formas que já citamos anteriormente, ela pode ser dividida em etapas. Inclusive, ao alocar uma parte dos recursos na nuvem, a transformação acontece sem interromper as operações da empresa.

Dependendo do cenário, apenas atualizar o sistema legado não é suficiente para extinguir os riscos e ameaças que já existem. Substituir completamente pode ser mais efetivo em termos de custo e segurança.

Por que contar com um parceiro especializado?

Com a finalidade agir de forma preventiva e modernizar o seu ambiente de TI, antes que problemas maiores surjam, é importante entender o cenário que a sua empresa se encontra atualmente.

Diante disso, ter uma empresa parceira e especialista na área pode ser a diferença entre perder tempo e dinheiro em ferramentas e procedimentos que não são os ideais para a sua companhia.

Ao realizar um trabalho customizado para as necessidades atuais, você ganha em integração, modernização, aumento da produtividade e segurança. Vale ressaltar também que, para melhorar todos esses aspectos, não basta “apagar incêndios”. A solução escolhida deve ser pensada para os melhores resultados em médio e longo prazos.

Conte com a expertise de mais de 20 anos de experiência que só a StorageOne tem. As equipes de especialistas são altamente capacitadas para levar os melhores métodos e resoluções de forma personalizada para a sua empresa.

Marque uma reunião!