Gestão de vulnerabilidades: a importância de assumir uma postura preventiva de segurança

Um dos principais ativos de uma empresa, atualmente, é o seu compilado de dados. Assim, com os frequentes ataques de cibersegurança e ameaças que evoluem a cada instante, a segurança da informação não pode ser deixada de lado.

Por outro lado, a demanda crescente por profissionais e o aumento de tarefas internas, sobrecarregando o time de TI, são algumas responsáveis pela falta de tempo e estrutura para estabelecer uma política de proteção mais efetiva.

Investir em programas de gerenciamento e políticas internas ajuda a prevenir que esses ataques possam vir a acontecer, diminuindo a chance de ter seus dados roubados, corrompidos e até vazados.

A gestão de vulnerabilidades, por exemplo, é uma das principais etapas a ser estabelecida para ter uma postura preventiva no que tange à integridade das suas informações, sistemas e aplicações. Afinal, é melhor, mais barato e vantajoso proteger os seus assets com antecedência do que ter de correr para apagar incêndios.

O que é gestão de vulnerabilidades?

As vulnerabilidades, quando falamos de tecnologia, são portas de entrada que permitem que hackers e outros usuários mal-intencionados possam ter acesso completo ao seu ambiente. Realizar a gestão delas é atuar de forma preventiva, adiantando-se em relação a problemas que podem (ou não) vir a ocorrer.

No atual cenário, empresas que não investem em segurança são os principais alvos. O grande problema, porém, é que muitas companhias vítimas de ataques digitais não conseguem se reerguer facilmente. A quebra de sigilo pode gerar diversos níveis de prejuízos, incluindo multas, processos judiciais e a perda total de conhecimentos e materiais.

Na prática, então, a gestão de vulnerabilidades irá identificar, analisar, classificar e tratar os riscos potenciais que a sua empresa enfrenta hoje.

Quais os benefícios de uma boa gestão de vulnerabilidades?

Mais controle de segurança

Obviamente, o maior benefício é se certificar que a sua empresa está protegida de ataques de hackers, spam, vírus, malwares e ransomwares. Quando os sistemas estão atualizados e os riscos mitigados, a preocupação diminui e a produtividade aumenta.

Economia de tempo e dinheiro

Onde, quando e quanto investir em segurança? A gestão de vulnerabilidades responde essas questões e mapeia todo o cenário. Isso gera uma economia de recursos de tempo, financeiros e humanos, permitindo que ações tenham como foco as prioridades definidas anteriormente.

Competitividade no mercado

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), clientes, parceiros e fornecedores dão preferência para empresas que oferecem integridade e confiabilidade digital. Afinal, ninguém gostaria de pensar que seus dados podem ser roubados e/ou vazados.

Isto é, como consequência da segurança promovida pela gestão de vulnerabilidades, sua empresa ganha a confiança de seus consumidores e demais stakeholders do mercado.

Como implementar de uma gestão de vulnerabilidades?

O departamento de TI, por meio de uma equipe que deve ser designada especialmente para esse tipo de projeto, deve determinar quais são os bens da empresa que precisam ser protegidos.

Essa lista deverá conter todos os bens, tangíveis ou abstratos, de equipamentos a processos internos. Com esses dados em mãos, os itens são classificados conforme a prioridade e a relação à continuidade do negócio.

Entendendo o cenário específico de cada empresa, é possível criar uma política de gerenciamento e começar a planejar as ações que devem ser tomadas imediatamente. Em outras palavras, com uma boa compreensão das vulnerabilidades, todas as portas abertas e todos os riscos, chega a hora de tratar um por um e mitigar as ameaças.

Nesse sentido, é possível aliar a automação proveniente de sistemas de gerenciamento para mapear os desafios atuais e agir em determinados casos, como na atualização de softwares de forma remota.

Além disso, manter uma equipe responsável e garantir que o processo seja contínuo, por meio de revisões periódicas, é essencial para manter os dados da empresa seguros. Bem como profissionais especializados, lembre-se de incluir o suporte técnico para detectar falhas, notificar os responsáveis e começar a agir prontamente na resolução dos problemas.

Por que contar com um parceiro especializado?

Identificar, analisar e prevenir quaisquer problemas ocorram é fundamental para garantir que o seu negócio continue funcionando. Isso porque é mais fácil e menos custoso garantir que os dados estejam protegidos do que lidar com a recuperação de desastres sem um plano pré-definido.

Ter uma postura preventiva significa reduzir os prejuízos que podem ocorrer e melhorar a credibilidade da sua empresa no processo. Independentemente se a sua organização já conta com um time de TI, ter um parceiro especializado pode ajudar a identificar riscos que passariam despercebidos, além de permitir que a sua equipe se mantenha focada em atividades-chave.

A sua empresa não pode contar com a sorte para manter seus dados protegidos. Conte com os 20 anos de expertise da StorageOne e sua equipe de profissionais especializados para combater os perigos tecnológicos que estão à espreita. Não permita que seus dados, clientes e operações fiquem à mercê da sorte.

Agende uma reunião!