Como calcular o TCO em projetos de segurança da informação?

O TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) é uma métrica extremamente relevante para todo projeto de TI, em especial na área de segurança.

O termo foi cunhado pelo Gartner Group, que junto ao modelo de ciclo de vida de equipamentos, incluiu valores e custos associados, desde licenças de software até as auditorias, passando por aquisição, implantação, manutenção, pós venda e gerenciamento, além de outros componentes indiretos.

Assim, o TCO tornou-se uma das melhores maneiras para controlar custos, liberando recursos para investir em novos projetos. Na prática, seu cálculo apura se o projeto é viável e trará melhorias concretas, ao mesmo tempo que quantifica os resultados, ajuda a ampliar as margens de lucro, diminuindo o desperdício, sem reduzir o quadro de funcionários.

Por que sua empresa deve estar atenta ao cálculo do TCO?

Conforme os negócios crescem e evoluem, suas necessidades são alteradas. E, com o aumento de demandas, o que antes era suficiente, passa a exigir uma nova estrutura coerente com a realidade da empresa.

Dessa forma, caso não seja efetuado um cálculo preciso sobre os investimentos, incluindo os custos ocultos de uma nova estrutura e sistemas, não será possível tomar decisões assertivas, que levem em consideração a durabilidade dos projetos. Ou seja, se concretizará um crescimento insustentável, que trará mais prejuízos por não analisar todas as variáveis.

Felizmente, quando estruturado através de dados que levem em consideração o momento atual da empresa, bem como suas previsões de crescimento, o Custo Total de Propriedade reduz até 40% dos custos de um projeto de TI, mostrando-se uma maneira efetiva de otimizar investimentos e alocações inteligentes.

Como calcular o TCO?

Para calcular o TCO, a primeira e mais importante etapa é delimitar e entender profundamente os objetivos da empresa a fim de traçar um plano factível e detalhado das expectativas, junto com os passos que serão necessários para alcançá-los.

Além disso, elencar todos seus custos, permitirá que a decisão considere todas as variáveis a fim de ser mais eficiente. Eles, por sua vez, podem ser divididos em 3 categorias principais.

Confira abaixo cada uma delas.

  • Custos de aquisição: Diz respeito a todos os custos envolvidos na compra de softwares e hardwares. Portanto considera o valor inicial do equipamento, o custo de depreciação, bem como o tempo gasto para tomada de decisão;
  • Custos de implantação: Referente a todos custos de instalação ou migração de sistemas, sejam elas feitas internamente ou por um parceiro especializado;
  • Custos de manutenção e suporte: Visam manter a disponibilidade e produtividade do sistema, por isso aqui estão inclusos gastos com novas funcionalidades, garantias, licenças, atualizações e contratações de fornecedores.

TCO em segurança da informação

Os dados são verdadeiros ativos para as empresas. A segurança deles, nesse contexto, é um fator primordial para que elas consigam se desenvolver de maneira sustentável, sem se sujeitar a riscos, sejam eles financeiros ou não.

Hoje, existem diversas boas práticas que podem ser adotadas por pequenas e grandes organizações em prol dessa proteção. A atualização de softwares, criação de rotinas de backups, contratação de firewalls ou outros sistemas são alguns dos principais processos de gerenciamento de dados presentes no mundo corporativo.

Por outro lado, apesar de serem métodos conhecidos pela maioria dos gestores de TI, os custos da maioria das políticas de proteção são abstratos e difíceis de mensurar, o que acaba dificultando o cálculo exato do TCO de qualquer projeto de segurança da informação.

Vale ressaltar, porém, que por mais que a adoção de uma cultura em prol da proteção dos dados exija um processo contínuo e complexo de análises de ambientes, sistemas e pessoas, seu prejuízo não se compara ao de um dia de vazamento de informações.

Como um parceiro contribui com o custo total de propriedade em segurança da informação?

Para controlar os gastos a fim de otimizar as operações corporativas, o TCO é uma ferramenta que, quando aplicada por profissionais qualificados, tem o potencial de transformar os resultados de uma empresa.

O parceiro ideal irá ajudar a sua empresa a entender o cenário atual, as projeções futuras, assim como deve prover todo o apoio necessário desde a concepção do projeto até o monitoramento de seu desempenho, sempre focando em aprimoramento e reduções de custos.

Ao escolher uma empresa experiente, você contará profissionais qualificados e que já conheçam a realidade do mercado e suas opções, sem a necessidade de contratar e gerir uma equipe interna ou aumentar a carga de trabalho do seu time atual.  Além disso, diminuirá riscos que já são bem conhecidos por quem entende intrinsicamente sobre o cenário complexo e volátil de segurança da informação.

A StorageOne está há mais de 20 anos no mercado, diminuindo a sobrecarga de trabalho de equipes internas e levando conhecimento aprofundado sobre armazenamento, infraestrutura e segurança, criando projetos customizados para empresas de diversos segmentos.

Entre em contato com o nosso time de especialistas!