Arquitetura Scale-out: Comece o uso de File Systems ultrarrápidos

O tema escalabilidade está sempre em alta no mercado, e a arquitetura scale-out pode ser o que o seu negócio precisa neste momento. Compreender com profundidade esse conceito é importante para que uma empresa possa, por exemplo, crescer de maneira sustentável. Dessa forma, a escalabilidade é a garantia de que toda sua infraestrutura conseguirá se adaptar a uma mudança de requisitos. Tanto para mais quanto para menos.

Para saber qual é a melhor para sua situação o indicado é entender mais do que apenas a tradução desses termos, além de analisar também as necessidades de sua empresa e de seu sistema.

Se você está com dúvidas sobre o tema ou se interessou por esse conteúdo, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, poderá se aprofundar na escalabilidade e em formas de garanti-la.

Entenda o que é arquitetura scale-out

Todas as pessoas que trabalham em algum tipo de organização sabem da necessidade de se adaptar a novas realidades. E isso pode estar relacionado aos mais diversos temas, da captação e armazenamento de dados ao sistema em si. Nesse momento é natural que os profissionais de T.I. busquem por soluções que tenham como foco auxiliar nisso.

Um dos tópicos recorrentes dentro dessa discussão diz respeito às arquiteturas escaláveis, entre as quais se encontra o scale-out. Basicamente, então, a escalabilidade, também chamada de elasticidade, se define pela capacidade do sistema de suportar aumentos ou reduções de trabalho. Para isso, algumas são as técnicas que podem ser empregadas com tal intuito. Bons exemplos são:

  • Scale-up: Atualização da capacidade de processamento por meio da adição de mais memória, processamento etc.;
  • Scale-down: Atualização da capacidade de processamento por meio da redução da memória, processamento etc.;
  • Scale-out: Atualização da capacidade de processamento por meio da inclusão de mais dispositivos computacionais.

O que são File Systems ultrarrápidos?

O modelo antigo apresentava uma tecnologia mais básica e, por conta disso, não contava com grande poder. Em geral, os arquivos eram distribuídos em sistemas de até 512 bytes. Na prática, portanto, era uma complicada tarefa transferir grandes quantidades de dados de uma única vez.

Dessa forma, este é um bloco de informações por meio das quais um computador consegue compreender um documento. Com isso, é possível analisar que a escalabilidade de sua empresa depende do poder de processamento desses programas

O avanço tecnológico permitiu, porém, que tal técnica evoluísse, chegando ao patamar que se conhece hoje. Assim, já é possível utilizar novos “file systems”, os quais são considerados ultrarrápidos pela agilidade em transferir e ler o material. Para isso, contam com a capacidade de apresentar um tamanho de 4096 bytes, 8 vezes mais que seus antecessores.

Scale-up e scale-out, qual a diferença?

Ainda considerando os termos dispostos no parágrafo acima, se faz preciso focar em um ponto específico. Este se encontra na diferença entre os conceitos de arquitetura scale-out e scale-up. Esta é, afinal, uma dúvida comum dentro do mercado, a qual pode ser facilmente resolvida por meio de uma simples comparação, como a que se apresenta anteriormente.

De maneira bastante direta, então, pode-se afirmar que ambas as estratégias visam auxiliar no crescimento de sua empresa. Mais do que isso, as duas têm como principal objetivo permitir que você consiga lidar com todas as informações disponíveis em seu banco de dados. A diferença, portanto, se encontra na maneira como cada técnica atua na corporação.

O scale-up é uma técnica que se adapta melhorando os equipamentos utilizados na leitura do material. Assim, adiciona-se memória, poder de processamento e outros pontos do dispositivo. O scale-out, por sua vez, tem como foco a adição de mais máquinas para potencializar sua capacidade de análise. Com isso, seu propósito se baseia na quantidade, enquanto o primeiro está na competência de um único aparelho.

Tudo isso é sobre dados

Não há dúvida alguma de que a informação é o bem mais precioso da atualidade. O material é extremamente valorizado, e dá a quem o tem a capacidade de criar insights e compreender o público e seus concorrentes, além de criar soluções e se destacar dentro do mercado. A grande maioria das empresas, inclusive, já investe na organização e leitura de dados para se distinguir das demais.

Então, organizar eles de forma estruturada e em espaços seguros são uma das maiores obrigações das novas empresas. Dados estruturados são superiores em desempenho, mas inferiores em flexibilidade. Sempre observe seus dados como uma estrutura temporária, capazes de serem modelados de forma diferente

Seja por meio da arquitetura scale-out ou de qualquer outra técnica, uma empresa tem que estar preparada para lidar com as informações. Somente com essa capacidade será possível se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo. Mais do que isso, essa é a forma mais correta de possibilitar que sua organização apresente um crescimento sustentável e constante.

Venha projetar seu armazenamento com os especialistas da Storage One

Como foi possível compreender ao longo deste texto, a atuação de uma empresa está diretamente relacionada à sua capacidade de processar dados.

Para isso, porém, na utilização da arquitetura scale-out, o mais importante é quem sabe definir e como fazer isto de maneira eficiente o que deve ser feito junto a parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de gestão de dados, a StorageOne é a parceria que você precisa. Focada na segurança das informações, virtualização, nuvem, backup e proteção de dados, a empresa oferece tudo que você precisa. Além disso, desenvolve projeto de acordo com sua situação, pensando sempre em segurança, desempenho e compliance.