Os principais mitos sobre a virtualização de dados

É muito provável que você tenha ouvido falar sobre a virtualização de dados, mas ainda guarde dúvidas consigo. Ela é direcionada para a administração e manipulação de dados sem a exigência de detalhes técnicos aprofundados sobre a infraestrutura utilizada para alocar os dados – formato, localização física, estrutura e outros pontos.

Com isso, a virtualização consegue facilitar o acesso aos dados, que passam a ser fornecidos em camadas que podem unificar centenas de pontos de origem. Como resultado, consegue reduzir custos, oferecer maior disponibilidade e flexibilidade para a gestão, demandando menos tempo e menos recursos do que o ambiente físico.

É uma tecnologia que está sendo cada vez mais adotada pelas empresas – mas como ainda envolve muitos mitos, trouxemos os principais pontos a serem explicados.

Confira!

Mito 1: A virtualização é muito mais cara 

Quando alguns gestores visualizam a combinação necessária para utilizarem a virtualização de dados, logo pensam que é um custo muito alto para ser adotado. Afinal, há necessidade de softwares combinados com hardwares e treinamentos.

É bem verdade que há um investimento inicial necessário. Mas quando comparamos às economias alcançadas com custos relacionados à energia, manutenção, gerenciamento e supervisão, é fácil perceber que esse esforço terá um retorno rápido.

Mas há ainda como reduzir esse impacto financeiro inicial, já que muitos fornecedores de serviços de virtualização oferecem soluções gratuitas em períodos de testes, além de instrutores para o manejo da tecnologia.

Mito 2: é preciso ter muita experiência e habilidades totalmente especializadas

Não é bem assim. É claro que, quanto mais especialistas em um determinado tema, melhor. Mas é bem provável que esses especialistas já estejam em seu time de TI, afinal, as habilidades e competências necessárias em um projeto de virtualização, são típicas de uma equipe de tecnologia.

O conhecimento que um profissional já detém para a operação de um hardware, por exemplo, pode ser completamente adaptado ao ambiente virtual.

Outro ponto que gera dúvidas é quanto ao ambiente virtual. Mas não se preocupe: os sistemas e ferramentas são bastante semelhantes aos do ambiente físico.

O que fará a diferença, caso o time de TI não possa ser adaptado pelo contingente atual, é contar com uma consultoria especializada para oferecer equipes dedicadas logo após a virtualização dos dados.

Mito 3: o rendimento da empresa será menor após a virtualização

Esse é um dos mitos mais populares. A verdade é que os servidores físicos utilizam apenas de 5% a 10% de sua capacidade, deixando uma lacuna enorme para a virtualização oferecer o desempenho necessário.

Vale dizer que os ambientes virtualizados e físicos já tiveram seu desempenho comparado pela empresa de software, Oracle, e no final das contas, o desempenho em ambientes físicos e virtuais foi o mesmo.

Mito 4: há risco para a segurança dos dados

A configuração do servidor virtualizado e do servidor físico são as mesmas. Logo, o que faz diferença, de fato, são as normas de segurança estabelecidas pela própria empresa. Portanto, é essencial ter especialistas em segurança para garantir que todo o manuseio e configuração serão utilizados conforme os procedimentos necessários.

Um bom exemplo do quanto a virtualização de dados é segura, está no fato de que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos utiliza esse tipo de tecnologia para reduzir seus custos.

Mito 5: é difícil lidar com o gerenciamento de licenças

É necessário contar com licenças específicas para plataformas de virtualização, sistema operacional, gerenciamento e aplicações instaladas nas máquinas virtuais.

Mas basta seguir algumas poucas dicas para se beneficiar de toda a economia gerada pela virtualização de dados e utilizar suas soluções sem grandes preocupações:

  • Atente-se às regras de virtualização de cada fornecedor e entender quais são os meios legais de cumpri-las;
  • Comunicar para os profissionais que atuarão com a virtualização, quais regras devem ser seguidas conforme as operações e processos;
  • Priorizar ferramentas que gerenciam automaticamente as licenças. Isso reduzirá os custos provenientes dessas renovações.

Mito 6: a virtualização só é utilizada por grandes empresas

Esse também é um mito muito recorrente. A virtualização é excelente para empresas de qualquer tamanho. O segredo é utilizar mais do que um servidor.

Com essa tecnologia é possível sustentar as cargas de trabalho de consolidação, contar com maior disponibilidade de recursos, ter melhor proteção em possíveis falhas e maior possibilidade de recuperação em possíveis desastres – tudo isso reforçado pela redução de custos com a infraestrutura e simplificação do gerenciamento e manutenção do servidor.

Mito 7: o ROI tende a desaparecer

Como os servidores virtuais utilizarão os recursos de hardware disponíveis para a empresa, haverá uma excelente economia com a migração, além de um ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento).

Contudo, é normal que essa redução dos custos volte ao patamar de antes da adoção da virtualização, o que dá a impressão de que os custos aumentaram. Na verdade, sua empresa apenas voltará aos custos que já tinha antes de contar com todos os benefícios da virtualização de dados.

A virtualização de dados é para sua empresa?

A resposta, certamente, é sim. A virtualização de dados será uma excelente solução de segurança, economia, facilidade na gestão e manutenção de servidores.

Contudo, cada empresa tem suas próprias características, o que pode levar a soluções específicas. Nesse sentido, a StorageOne é altamente especializada em métodos de virtualização que se encaixam melhor conforme cada perfil de negócio.

Entre essas possibilidades oferecidas, estão:

Hiperconvergência: que combina armazenamento, computação e rede em um único sistema que reduzirá a complexidade do data center.

Virtualização de servidores e desktops: separa os softwares dos dispositivos físicos, permitindo o acesso remoto e agilizando os processos. Já a virtualização dos servidores divide o servidor físico em servidores virtuais menores e independentes, reforçando a segurança dos dados e reduzindo os custos com manutenção.

Storage baseado em dados (SDS): separa o software de armazenamento do hardware, garantindo um sistema de armazenamento mais flexível e reduzindo os gastos para gerenciar informações.

Infraestrutura de nuvem privada e pública: aumenta a escalabilidade no armazenamento, desenvolvimento e execução de aplicações.

Quer saber qual a melhor opção e como adequar a virtualização de dados para a sua empresa? Fale agora mesmo com um especialista da StorageOne!