HCI: Por que adotar uma infraestrutura hiperconvergente em TI?

infraestrutura hiperconvergente

A migração para a infraestrutura hiperconvergente, ou HCI, é uma das tendências do departamento de TI. Motivos para isso são vários, especialmente levando em consideração a adequação dos programas à realidade atual do mercado.

Ainda assim, quando se fala de algo tão importante para a realização das atividades rotineiras de uma corporação, é preciso ter certeza. Afinal, não são todas as situações em que a HCI é recomendada.

Quer entender melhor todo o conceito da infraestrutura hiperconvergente? Confira no texto abaixo o que é, os prós e contras dessa solução.

O que é uma infraestrutura hiperconvergente?

De maneira simples, a infraestrutura hiperconvergente é uma evolução de sistemas legados que ainda operam em muitas empresas. A solução tem como objetivo combinar servidores e armazenamento em uma única plataforma. Por meio dessa, cria blocos de construção flexível em conjunto a um software inteligente.

Na prática, portanto, a tecnologia une alguns dos aspectos mais importantes desse tema em um ponto comum. Aqui, entram a virtualização, os servidores, a rede de armazenamento e a computação. Assim, se apresentam como sistemas integrados, mas independentes do hardware.

Hiperconvergente x Convergente

Quando se entra neste tópico de discussão, é comum comparar os tipos de infraestrutura. O que ocorre é que a convergente veio primeiro, sendo uma solução de hardware que trazia recursos diversos. Entre eles, pode-se citar computação, rede — em alguns casos — e armazenamento.

Sua versão mais recente, o HCI, trouxe outra ideia à essa aplicação prática, focando no software. Com isso, a ferramenta acaba por virtualizar os recursos chave citados acima. A partir disso, se torna possível gerenciar tudo isso em um único ponto, que pode ser expandido se necessário.

ConvergenteHiperconvergente
Foco no hardwareFoco no software
Aumenta a escalaDimensiona a escala
Hardware proprietárioHardware comum
Nuvem privadaNuvem pública e híbrida

Quais os benefícios de migrar para a HCI?

Com isso esclarecido, chega o momento de definir as vantagens em optar pela infraestrutura hiperconvergente.

Em geral, a HCI apresenta diversos benefícios, mas cinco deles se destacam entre os demais. Isso ocorre, principalmente, por serem os que mais afetam o dia a dia de sua companhia, tornando a operação mais eficiente e produtiva.

Agilidade

Por ser virtualizado, o HCI tem como ponto forte sua flexibilidade. Por meio dele, se faz possível atribuir mais recursos — tanto de computação quanto de armazenamento — a diferentes aplicativos.

A utilização dessas funcionalidades varia de acordo com a necessidade do software, o que garante a performance suficiente quando preciso. A agilidade vem, portanto, da energia salva para processos mais pesados.

Custos de implantação

Ao contrário de seus concorrentes, a infraestrutura hiperconvergente tem como foco o software, e não o hardware. Isso significa que os custos da ferramenta são mais baixos, especialmente por essa escolha.

Por outro lado, é preciso ficar atento aos investimentos ocultos desse processo todo. Ainda que pareça barato no início, considere os gastos com treinamento e a dependência que você terá de seu novo fornecedor.

Escalabilidade efetiva

Geralmente, um dos principais motivos para usuários e empresas escolherem a HCI é a escalabilidade da plataforma. Em qualquer momento, quando necessário, pode-se solicitar mais nós, o que garante maior potência para o sistema.

Ainda que simples, essa atitude garante que a companhia possa crescer sem se preocupar com a aquisição de novos produtos. Quanto mais ela aumentar suas operações, mais o sistema suporta.

Gerenciamento facilitado

Encontra-se nesse ponto o principal motivador para a adoção de infraestruturas hiperconvergentes. Ao realizar essa escolha, afinal, elas têm como foco facilitar o gerenciamento.

Além dos benefícios claros dessa característica da plataforma, se faz possível liberar todo o departamento de TI para realizar outras tarefas. Consequentemente, ganha-se também produtividade no setor e na empresa.

Implantação simplificada

Por fim, uma vantagem que agrada a muitos diretores e executivos de grandes corporações é a implantação da HCI. Ao contrário do que se vê em outras soluções, aqui o processo é simples e rápido.

De forma geral, é possível implantar a ferramenta, conectá-la à rede e começar a utilizá-la. Em empresas com milhares de colaboradores, ter o tempo de instalação reduzido pode significar milhões a mais.

A hiperconvergência é para sua empresa?

Mesmo com tudo o que foi dito acima, é preciso destacar que, ainda que interessante, essa não é uma solução para todos. Diversos são os fatores que pesam nessa discussão, que passam pelas desvantagens da plataforma, a área de atuação da companhia e a adequação do sistema à situação.

Alguns dos desafios encontrados com a infraestrutura hiperconvergente estão em pontos chave de algumas companhias, como pode-se ver abaixo:

  • Custos ocultos;
  • Difícil atualização;
  • Dificuldades com desempenho;
  • Escalonamento inflexível;
  • Falta de personalização;
  • Veto à reutilização de software;
  • Compromisso do fornecedor.

Além disso, há situações em que o uso da HCI é mais indicado do que outras. Portanto, se seu caso não for um dos citados a seguir, pode ser que a plataforma não seja a ideal para você agora.

  • Aplicativos corporativos;
  • Bancos de dados;
  • Computação de ponta;
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • HPC — Computação de desempenho;
  • Nuvem híbrida;
  • SDDCs — Data center definidos por software;
  • VDI — Desktop virtual.

Modernize sua infraestrutura com a StorageOne

A evolução da tecnologia é constante e, portanto, nada mais natural do que buscar inovações para sua empresa. A infraestrutura hiperconvergente, se encontra nesse ponto, sendo uma nova tendência na computação. Ainda assim, a plataforma não é indicada para todos, como visto.

Por isso, o ideal é contar com um parceiro com conhecimento e que te auxilie a entender melhor sua real necessidade. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de gestão de dados, a StorageOne é a parceria que você precisa.

Focada na segurança das informações, virtualização, nuvem, backup e proteção de dados, a empresa traz as soluções mais adequadas para suas demandas. Ou seja, desenvolve projeto de acordo com sua situação, pensando sempre em segurança, desempenho e compliance.

Ficou interessado? Entre em contato com um especialista da StorageOne para mais informações.