Continuous Data Protection (CDP): entenda a importância desse método para o disaster recovery

Imagine que você está manipulando um arquivo e seu computador trava, fazendo com que você perca tudo o que tem. É uma grande dor de cabeça, certo? Agora, imagine que isso aconteça com todos os dados da sua empresa. Bom, já dá para imaginar o tamanho do problema.

Para evitar perder seus documentos, as empresas investem em cópias de segurança. Mas apenas o backup simples pode não ser a melhor solução, já que o salvamento é realizado em horários pré-determinados para não sobrecarregar a rede.

É aí que entra a importância do Continuous Data Protection, que conheceremos nos tópicos a seguir. Eficiente, versátil e mais seguro, o CPD é praticamente indispensável para qualquer empresa. Confira!

Qual a diferença entre o CDP e outros formatos de backup?

Para entender os diferenciais do CDP, o primeiro passo que você deve dar é compará-lo aos backups tradicionais. E, nesse sentido, podemos listar duas grandes vantagens.

Intervalos curtos

Os backups tradicionais precisam de horários pré-determinados para serem realizados. E, normalmente, eles acontecem de madrugada, quando não há profissionais utilizando a rede. Isso porque a migração para o servidor local ou para a nuvem sobrecarrega o sistema, gerando lentidão.

Com o CDP, esse salvamento é contínuo. Ou seja, ele salva os arquivos automaticamente a cada edição. Isso não sobrecarrega a rede e, principalmente, mantém todas as informações salvas de maneira mais segura.

Proteção avançada

E por falar em segurança, o CDP também leva vantagem nesse quesito. Em geral, os sistemas comuns de backups criam espelhos para salvar uma versão de cada arquivo.

Com o CDP é diferente. A cada edição é criado um versionamento do arquivo. Isso é muito importante para casos de invasão à rede. Na prática, se ocorrer o sequestro dos dados, não será necessário ceder ao pedido de resgate, pois com o Continuous Data Protection é possível voltar no ponto exato antes que o ataque tenha sido realizado.

De fato, as vantagens em segurança são muitas. Confira um resumo das principais:

  • cada detalhe modificado no arquivo é salvo. Isso cria diversos versionamentos sobre o arquivo, permitindo recuperá-lo a qualquer tempo após editado;
  • permite o backup de arquivos, pastas, dados de aplicativos, bancos de dados e outros;
  • exige bem menos espaço em disco em comparação aos backups comuns, cerca de 15%;
  • permite diversas cópias em dispositivos de armazenamento externo;
  • não afeta o desempenho do sistema, pois não há uma carga grande de backup no mesmo momento.

Qual o papel do CDP na recuperação de desastres?

O CDP atua de maneira mais eficiente caso sua empresa passe por situações de desastres, como curtos-circuitos, incêndios ou enchentes, assim como ocorre com ciberataques, também será possível acessar os versionamentos anteriores ao fato, recuperando facilmente os arquivos.

Essa recuperação ocorre porque os backups definidos por essa metodologia são armazenados múltiplas vezes em um local fora da empresa (off-site), criando um nível altíssimo de proteção aos dados.

Se a sua empresa gera uma grande quantidade de informações a cada minuto, essa solução é imprescindível para a segurança do próprio negócio.

E quais as desvantagens do CDP?

Como o espaço em disco é economizado, o ideal é investir em dispositivos físicos que sejam mais rápidos para dar a eficiência necessária ao sistema. E como os backups são contínuos, a taxa de troca de dados também é maior. Para não correr riscos com erros, o ideal é combinar o CDP com backups tradicionais.

Afinal, o CDP pode substituir os backups tradicionais?

Sim. Pode e de maneira mais eficaz e segura. Mas é importante entender as limitações de cada um.

A segurança de qualquer tipo de backup está, principalmente, na localização dos dados. Se o backup for realizado em um domínio igual ao site de sua empresa, o nível de segurança dos dados poderá ser vulnerável.

Caso ocorra um desastre e o armazenamento externo for dentro da sua própria empresa, haverá um grande risco de perdê-los.

O ideal para qualquer tipo de backup é seguir a regra de 3 para 1: armazenar os dados em três locais diferentes, sendo dois locais de armazenamento e uma cópia física distante do local. Assim, se uma das cópias for danificada, ainda haverá as outras para o acesso aos arquivos.

Como a StorageOne pode auxiliar seu plano de recuperação de desastres?

Quando falamos em gestão de informações, podemos reforçar que qualquer empresa precisa ter alto nível de segurança para o armazenamento de seus dados. Caso contrário, todos os negócios podem ser colocados em risco.

E, nesse sentido, um parceiro especializado é indispensável. Afinal, é muito importante criar a estrutura correta para que todos os backups estejam seguramente armazenados e rapidamente acessíveis.

É dessa maneira que a StorageOne atua para auxiliar sua empresa a estruturar corretamente o CDP. Com 20 anos de atuação no mercado, a StorageOne auxilia empresas de diversos segmentos, como governo, educação, finanças, serviços e varejo.

Oferecendo customização para as necessidades de sua empresa, a StorageOne garante o armazenamento seguro dos dados, com o máximo de desempenho e compliance, seguindo todas as diretrizes da LGPD.

Converse com os analistas da StorageOne agora mesmo e veja como elevar o nível de proteção às informações críticas de sua empresa com o CDP!