Como funciona e quais os benefícios de adotar o Armazenamento definido por software (SDS)?

Unificar arquiteturas flexíveis, escaláveis e econômicas parecia algo impossível de ser realizado no passado. Porém, com o crescimento exponencial das tecnologias, o armazenamento de dados também evoluiu.

Quando somamos a popularização de diversas ferramentas e técnicas com o aumento do volume de informações, fica claro que as empresas precisam se adaptar para obter e oferecer um serviço de excelência.

Nesse sentido, para que as aplicações funcionem de forma ágil e eficiente, desempenho e disponibilidade são pré-requisitos centrais. E o armazenamento definido por software pode ajudar neste, e em vários outros cenários.  

O que é armazenamento definido por software?

O SDS, ou Software Defined Storage, possui uma arquitetura que desata o software de armazenamento do hardware. Ele abre possibilidades como aumentar a capacidade de armazenamento sem incorporar outro hardware proprietário, o que gera maior flexibilidade e aproveitamento da capacidade de armazenamento.

O SDS também faz parte do contexto de convergência, onde processamento de dados, armazenamento e redes são agrupados e virtualizados em serviços controlados por meio de softwares. Dessa forma, cada componente terá uma interface de controle, sendo composta por uma camada entre software e hardware.

Na prática, com o controle sobre os recursos desatrelados do hardware e da entrega de serviços, configurações manuais não serão mais necessárias, o que cria a abstração. Ele pode ser instalado em quaisquer servidores, desde que estes tenham o padrão de arquitetura x86.

Essa camada do stack de tecnologia ainda substitui o uso de hardware proprietário já que oferece diversos serviços, como rede, conectividade e acesso ao armazenamento. Ao abstrair todos os controles de solicitações, o SDS permite escolher como e onde os dados são armazenados, pois ele não cria conclusões acerca da capacidade ou utilidade do hardware, permitindo ser ajustado conforme a necessidade da empresa.

Em outras palavras, não é mais necessário ter um hardware exclusivo de um modelo ou fabricante com software proprietário – o que costuma prender recursos financeiros.

Por que sua empresa deve considerar implantar o SDS?

O Armazenamento Definido por Software traz diversos benefícios, inclusive em diminuir a complexidade necessária para administrar os ambientes. Proteger o armazenamento e realizar a gestão deste, se torna menos dispendiosa quando apenas um método, e não seis, precisa ser aprendido.

Além disso, justamente pelo software ser separado do hardware, as empresas podem se beneficiar das mais novas tecnologias de hardware, tão logo elas estejam disponíveis. Desde que sejam compatíveis (e normalmente são), basta conectá-lo à infraestrutura para começar a utilizar, sem precisar aguardar fornecedores ou fabricantes.

Conheça um pouco mais dos benefícios que o SDS gera:

Menor custo

Ao funcionarem em hardwares comuns, esse tipo de solução tem um custo inicial menor quando comparado à sistemas tradicionais, como SAN e NAS. É possível diminuir ainda mais o custo ao utilizar recursos de automação que minimizam a necessidade de administradores.

Automação

Como falamos no tópico anterior, o sistema de armazenamento SDS permite automatizar um número de tarefas que antes teriam que ser realizadas de forma manual. Com o uso de automação, os SDSs se adaptam à novos cenários de dados e desempenho, sem depender de novos hardwares ou intervenções humanas.

Escalabilidade

Incluir arrays de armazenamento extra ao pool virtual atual, CPUs e memórias adicionais ou nós adicionais são todas opções válidas para expandir a capacidade de armazenamento e melhorar o desempenho. Conforme as necessidades da sua empresa mudam, a escalabilidade horizontal permite fazer ajustes de maneira independente, sendo teoricamente infinita.  

Virtualização

A arquitetura SDS possibilita a virtualização dos serviços de armazenamento, o separando do próprio dispositivo. Isso significa virtualizar os controles e não o agrupamento de diferentes dispositivos de armazenamento.

Como implantar um sistema de armazenamento definido por software?

O ecossistema de tecnologia continua atuando em níveis muito mais altos – e são prioridade para garantir a continuidade das operações da empresa. Por isso, esse é um dos melhores momentos para adotar o SDS e reduzir os custos com hardwares.

Para iniciar o processo, é importante definir quais os softwares e quais os hardwares serão utilizados. Os planejadores de TI devem se atentar às necessidades atuais e futuras da empresa, para que os casos de uso sejam os maiores possíveis, e utilizarem equipamentos de alta qualidade.

A solução escolhida deve resolver mais de um tipo de problema de armazenamento. Caso contrário, cenários como soluções de SDS diferentes para cada uso serão comuns, gerando redundância e não diminuindo os custos.

Atualmente, existem dois modos de implantar esse tipo de solução, e as necessidades da sua empresa serão os pontos decisores na comparação.

Um método é adquirir o software e instalá-lo no servidor próprio da empresa, podendo ser físico ou virtual. Esse costuma ser a opção preferida por empresas que possuem uma estratégia de armazenamento com o uso de diversos fornecedores, já que com a adoção do SDS podem se beneficiar das capacidades por completo.

Porém, para corporações que utilizam apenas um fornecedor, é possível adotar a solução de software fornecida com um servidor host.

Ainda vale ressaltar que, antes de finalizar o projeto, deve-se considerar o preço. Entenda em conjunto com o fornecedor como o serviço será cobrado – pela potência do sistema e seu número de núcleos, ou pela capacidade de armazenamento? Essa análise é de extrema importância para que o valor gasto com software não ultrapasse as economias geradas de custo com hardware.

Modernize sua infraestrutura com a StorageOne

Na hora de adotar o Armazenamento Definido por Software, ter um parceiro que entenda as necessidades da sua empresa pode fazer total diferença. Com tecnologias como Big Data e Internet das Coisas, a demanda por armazenamento segue crescendo. E ter um armazenamento eficiente e inteligente se torna uma necessidade.

Conte com a experiência e expertise da Storage One, que há 20 anos ajuda empresas de todos os portes e verticais a gerenciarem seus dados através de soluções integradas. Marque uma reunião com um especialista!