Descubra tudo sobre as unidades de medida de armazenamento de dados

Nas empresas, seja qual for o volume de geração de dados, é preciso gerenciar o armazenamento deles para garantir a continuidade dos negócios. Entender como tudo funciona, começando pelas medidas que definem a quantidade de armazenamento, é o primeiro passo para identificar quais soluções que podem ser aplicadas em cada caso.

Isso porque, por mais que tenhamos claro o que é armazenamento e a sua função, é preciso olhar a fundo para as soluções ideais a fim de não desperdiçar recursos de tempo e financeiros com uma quantidade limitante ou excessiva.  

Como computadores armazenam os dados?

As popularmente conhecidas “memórias” são responsáveis por guardar e possibilitar o acesso aos dados armazenados.

Em termos de hardware, computadores podem armazenar informações em memórias de curto prazo, por meio de RAMs, ou longo de prazo, em HDs e SSDS. Ambos são utilizados principalmente para o fácil acesso aos dados e para transferência entre softwares e outras máquinas.

Nesse contexto, existem também softwares que desempenham a mesma função, utilizando servidores e computação na nuvem para disponibilizar o armazenamento e acesso. Já externamente, temos mídias físicas como pendrives, cartões de memória, CDs e muitos outros, como o finado disquete.

É importante ressaltar que toda e qualquer ação realizada no mundo digital gera uma infinidade de bytes e, uma vez que dispositivos e memórias não possuírem mais a capacidade de armazenamento necessário para lidar com a quantidade de dados gerados, estes se tornam obsoletos.

O que são unidades de medida de armazenamento de dados?

Tudo que conhecemos em tecnologia tem a sua base em código binário, e com os dados não seria diferente. Cada impulso elétrico utilizado pelo computador forma um bit (Binary digit), a menor medida possível, que irá corresponder a um dígito binário (0 ou 1).

Contudo, para determinar quanto espaço disponível há em qualquer unidade de memória, independente do formato desta, são utilizados bytes que, por sua vez, equivalem ao agrupamento de oito bits.

Cada byte corresponde a apenas um caractere entre as 256 combinações possíveis de 0 e 1. Nesse mesma linha, apesar do prefixo “kilo” representar mil unidades, um kilobyte é o agrupamento de 1024 bytes, dado que a computação é baseada no código binário, por isso cresce exponencialmente. Na prática, 2 elevado à décima potência (2¹°) é igual a 1024.

Sendo assim, 1.024 kilobytes representam um megabyte e assim em diante até chegar à unidade máxima yottabyte, equivalente a 1.024 zettabytes.

Byte B / Byte 8 bits
Kilobyte kB / KByte 1024 bytes
Megabyte MB / MByte 1024 kilobytes
Gigabyte GB / GByte 1024 megabytes
Terabyte TB / TByte 1024 gigabytes
Petabyte PB / PByte 1024 terabytes
Exabyte EB / EByte 1024 petabytes
Zettabyte ZB / ZByte 1024 exabytes
Yottabyte YB / YByte 1024 zettabytes

Quanto de armazenamento você precisa?

Todos os dados, dos mais simples aos mais sigilosos, necessitam de gerenciamento específico para garantir que eles se mantenham acessíveis e seguros. Ter uma política de armazenamento, definindo o que, quando e onde serão armazenados deixa toda as informações da companhia padronizadas, possibilitando fácil acesso para o uso comum e em momentos de auditoria.

Em menor volume, é possível lidar com soluções simples como as memórias dos próprios computadores em adição às mídias físicas. Mas no caso de empresas e grandes corporações são requeridos procedimentos e recursos que protejam e preservem as informações ali contidas.

Diante disso, é preciso levar em consideração a quantidade de dados que precisará ser armazenado, já que algumas indústrias possuem normas específicas que preveem a longevidade das informações até seu descarte. A capacidade, nesse sentido, deve ser suficiente para viabilizar o acesso e uso dos dados diariamente, bem como a armazenar dados do passado.

De forma geral, não existe receita de bolo. Quem irá ditar a quantidade ideal são as necessidades e demandas da sua empresa.

Como escolher a melhor solução de armazenamento?

A melhor solução é aquela que é feita sob medida para a sua empresa e as suas necessidades, atuais e futuras. E, para selecionar qual tipo de tecnologia será utilizada, um parceiro experiente faz toda a diferença.

A Storage One está há mais de 20 anos no mercado, levando soluções customizadas em desempenho, compliance e segurança das informações. Na hora de gerenciar os seus dados e garantir a escalabilidade da sua infraestrutura sem complicações, conte com quem entende do assunto.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!