O que sua empresa precisa saber antes de começar a armazenar dados?

A área de TI é, sem dúvidas, uma das mais estratégicas dentro de uma companhia. Contudo, para fornecer todo o suporte e inovação necessário, ela deve se atentar a alguns conceitos base para que os processos fluam da melhor maneira. 

Quando o assunto é armazenamento de dados, por exemplo, é fundamental entender os principais termos ao seu redor a fim de definir um projeto adequado às suas expectativas.

Cientes disso, criamos este artigo com tudo que você precisa conhecer antes de armazenar seus dados corporativos.

O valor do armazenamento de dados

Qualquer empresa precisa de dados para desenvolver suas estratégias de comunicação. Entretanto, para que seja possível realizar análises, primeiro é necessário armazená-los da maneira correta.

Ter todas as informações disponíveis e seguras é primordial para garantir a produtividade e a continuidade dos processos. O armazenamento de dados, entretanto, vai além de acessar dados e arquivos isolados.

Hoje também é fundamental utilizar a tecnologia e inovação para obter insights valiosos a partir do cruzamento de informações alocadas no banco de dados. Não à toa, o big data tem se tornado uma realidade (e uma necessidade para manter a competitividade empresarial).

Então, seja na tomada decisões assertivas baseadas em fatos ou para treinar algoritmos de machine learning, o armazenamento é o primeiro passo para gerar valor a qualquer negócio.

Os tipos de armazenamento de dados corporativo

Atualmente existe uma infinidade de dispositivos de armazenamento para escolher. A utilidade de cada um, porém, vai variar de acordo com as demandas e necessidades de cada usuário.

Além disso, vale ressaltar que, diferentemente do uso doméstico, o cenário corporativo exige ainda mais potência para manter a continuidade dos negócios e fornecer um maior nível de segurança.

A otimização do armazenamento é indispensável para que uma empresa continue aumentando sua lucratividade. Afinal, sem um sistema adequado, o potencial de inovação e transformação da sua empresa ficará aquém em relação ao mercado.

Abaixo separamos as três modalidades de armazenamento comuns nas empresas.

Servidores

Responsáveis por executar aplicações específicas e serviços dentro de uma rede (LAN ou WAN), servidores são computadores equipados com um ou mais processadores, memórias e portas de comunicação.

Os servidores físicos, disponíveis em racks, blades ou torres, podem ficar dentro da própria empresa, dedicando-se às funções de banco de dados, backup ou virtualização de máquinas.

Eles também dependem de estruturas que permitam seu funcionamento, tanto em termos de hardware, software e espaço físico, além de colaboradores e parceiros para realizar a implementação e manutenção.

Dispositivos Storage

Menos complexos que os servidores, os dispositivos Storage funcionam como HDs externos para armazenar uma grande quantidade de arquivos, mas não possuem sistemas operacionais e interfaces. Na prática, isso impossibilita que as informações sejam acessadas por vários computadores simultaneamente e nem se conectem com outras máquinas.

Contudo, por serem mais acessíveis, funcionam muito bem para as funções de backup nas empresas que necessitam guardar dados que não são utilizados com frequência, sem a necessidade de arcar com um custo de servidor.

Também é importante dizer que os dispositivos Storage, integrados ao servidor local, permitem que o espaço disponível seja potencializado, agregando mais agilidade e preservação de dados.

Nuvem

A computação em nuvem também atua como um servidor, mas tem a vantagem de ser acessada remotamente. Dessa forma, não é necessário ter equipamentos ou data centers dedicados in loco.

Até por isso, empresas que demandam uma maior quantidade de espaço e memória, podem se beneficiar dessa tecnologia, que traz agilidade e versatilidade.

Por outro lado, enquanto se ganha em rapidez, conectividade e escalabilidade, entre as desvantagens desse modelo estão a falta de autonomia e controle, uma vez que esses servidores não são propriedade da empresa.

Privacidade e segurança são outros pontos relevantes que precisam ser considerados em uma possível migração de dados, juntamente com a necessidade de conexão, visto que sem uma boa conexão a acessibilidade aos dados ficará comprometida.

A nuvem pode ser dividida em três tipos:

  • Pública: opções gratuitas para pessoas físicas, onde diversos usuários dividem o mesmo servidor, porém sem conseguir acessar a conta de outros.
  • Privada: correspondem a um servidor dedicado utilizado no mundo corporativo por conta da demanda por segurança e espaço.
  • Híbrida: Combina os dois modelos, permitindo que as informações sejam compartilhadas entre nuvens privadas e públicas. 

Gestão de dados: O que é e por que você precisa dela?

Armazenar é o primeiro passo, mas sem um gerenciamento bem feito, teríamos apenas um estoque de dados vulneráveis e desordenados. Uma boa gestão agrega muitos benefícios ao negócio, uma vez que torna as informações em verdadeiros ativos.

Com um papel fundamental na estratégia da companhia, profissionais de gestão de dados são responsáveis por criar rotinas de backups, políticas de segurança, monitorar os dados e muito mais. Tudo Isso diminui as chances de falhas, ataques e desastres, tanto financeiros quanto de reputação.

Por fim, nesse contexto, o uso de automações também pode ser empregado para garantir que atividades, como atualizações de sistemas e backups, não sejam esquecidas. 

Fornecedores de armazenamento de dados: como escolher?

O que irá ditar quais são as melhores ferramentas de gestão e dispositivos de armazenamento serão as necessidades e demandas de cada negócio.

Entretanto, mesmo conhecendo bem sua realidade, ainda assim criar ou otimizar uma infraestrutura sozinho não é uma tarefa simples. Com tantos fabricantes, provedores e distribuidores fica difícil saber como garantir o melhor custo-benefício.

Felizmente, a StorageOne conta com parceiros renomados no mercado de armazenamento de dados, como Hitachi Vantara, Pure Storage, Veritas, CommVault e VMWare. Não à toa, tem ajudado empresas de todos os tamanhos a adquirir as melhores ferramentas de forma integrada.

Companhias que buscam melhorar sua infraestrutura, serem mais competitivas e aumentar a lucratividade, podem contar com a StorageOne para obter soluções customizadas.

Entre em contato conosco e conte com nossos mais de 20 anos de experiência para melhorar a segurança, desempenho e compliance do seu negócio.