Os principais dispositivos de armazenamento de dados: suas propriedades e características

Conforme o tempo passa e a tecnologia evolui, a capacidade de processar dados aumenta exponencialmente. Diante disso, o mínimo necessário para rodar aplicações, bem como o tamanho dos arquivos, também cresce.

Na década de 70, os Floppy Disks, ou Disquetes, foram lançados no mercado. Com a função de gravar dados, eles possuíam a capacidade de armazenar apenas 1.44 MB. Felizmente, os avanços não pararam e discos rígidos, CDs, CD-Rs, CD-RWs, DVDs, HDs, SSDs e cartões de memória surgiram nos anos seguintes.

Atualmente, entre pen drives, plataformas móveis, servidores físicos e na nuvem, existem diversas alternativas. Neste artigo, vamos diferenciar suas características e quais as melhores opções para cada caso.

O que é um dispositivo de armazenamento de dados?

O aparelho responsável por guardar e manter os dados armazenados pode estar enquadrado em diferentes categorias, assim como ter capacidades distintas de acordo com o modelo ou fabricante. A grande diferença entre todos os dispositivos, porém, é se esses possuem armazenamento voláteis ou não voláteis.

O tipo volátil é encontrado principalmente em memórias RAM, que conduzem as informações necessárias do HD para si, a fim de manter as aplicações rodando. É nela que ficam os dados sendo utilizados pelo usuário em tempo real.

Esse tipo de armazenamento é chamado de volátil justamente por não ser permanente. Ou seja, caso o computador seja desligado repentinamente, as informações ali contidas serão apagadas. Em outras palavras, esses dispositivos necessitam de fontes de energia para funcionar, uma vez que não retém os dados que não foram transferidos para o HD.

HDs, SSDs, pen drives e cartões de memória, por outro lado, se enquadram em dispositivos de memórias não-voláteis. Esses, como não exigem uma fonte de energia para funcionar, guardam os arquivos mesmo quando desligados, facilitando o transporte físico e a transferência de dados. Além disso, permitem que as informações ali contidas possam ser deletadas e substituídas por novas a qualquer momento.

3 categorias de dispositivos que você precisa conhecer

Além do parâmetro de volatilidade, existem 3 categorias mais conhecidas que irão diferenciar os tipos de dispositivos.

Esses que podem ser internos (como a memória RAM conectada diretamente à placa-mãe de um computador), externos (HD externo ou cartão de memória), mas também variam de acordo com a capacidade de armazenamento.

Dispositivos de armazenamento óptico – DVDs e Blu-Ray

Esse tipo de mídia teve seu pico de uso nos anos 90, com CDs e CD-Rs, que, assim como os DVDs e Blu-Rays, gravam os dados recebidos através de lasers, por isso recebem o nome de armazenamento óptico.

O Blu-Ray é o dispositivo mais avançado dessa categoria. Com um comprimento de ondas menor (405 nanômetros), ele permite focalizar os pontos de informação do disco com maior precisão, bem como armazenar mais dados.

Dispositivos de armazenamento magnético – HDs e Drives

Os discos rígidos (HD) e outros drives, como as finadas fitas cassetes, são revestidos de materiais magnéticos, utilizados para realizar os processos de escrita e leitura de dados.

Eles são formados por um conjunto de materiais, que ficam à nanômetros de distância da parte magnética, chamada cabeça. E é ela, por sua vez, que detecta a magnetização dos discos enquanto altera o padrão de giros, gravando as informações.

Dispositivos de armazenamento eletrônico – SSDs e Flash

Conhecidos também com memórias flash, estão os SSDs, smartphones, tablets e demais dispositivos da categoria. 

Seu pequeno tamanho, com grande capacidade de armazenamento, permite que as operações sejam realizadas eletronicamente. Na prática, eles não dependem de partes móveis e nem motores como alguns aparelhos que citamos acima.

Como escolher o melhor dispositivo de armazenamento?

Cada aparelho possui suas particularidades. E, com tantas variáveis, é preciso analisar bem antes de fazer a escolha pelo melhor dispositivo. Ciente disso, abaixo separamos três fatores que você deve levar em conta antes de tomar qualquer decisão.

Também vale ressaltar que, cada um possui suas vantagens e desvantagens, por isso utilizar dispositivos diferentes em paralelo pode ser benéfico de acordo com suas necessidades e objetivos.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento é medida em bytes e irá variar de acordo com o dispositivo. Hoje, é possível encontrar aparelhos e servidores de todos os tamanhos. Contudo, nem sempre o mais adequado é aquele com maior capacidade de armazenamento.

SSDs, por exemplo, apesar de possuírem maior capacidade de armazenamento, tem um custo elevado. Ou seja, não são as melhores opções para tarefas mais simples, mas são perfeitos para o ambiente corporativo.

Segurança

Em segurança devemos citar dois pilares: riscos físicos e riscos eletrônicos.  

Primeiro porque todos equipamentos físicos podem sofrer com danos e intempéries, como quedas, até catástrofes naturais, como inundações e incêndios. Além disso, as opções eletrônicas, também sofrem com riscos relacionados à privacidade e segurança das informações.

Vale ressaltar, entretanto, que nos ambientes virtuais a vulnerabilidade é ainda maior se comparada aos data centers e dispositivos físicos, que também podem ser invadidos por meio de interfaces externas, fontes de energia e redes de dados.

Investimento

O investimento necessário irá depender do custo do dispositivo mais adequado para realidade de cada um, bem como sua implementação. Isso inclui gastos com migração de dados, manutenção e suporte.

Nesse contexto, a adequação de infraestrutura, energia elétrica, pessoal especializado, redundâncias e desgaste dos aparelhos também devem ser considerados.

Escolha o dispositivo que atenda às necessidades do seu negócio

Diante de tantas opções, é preciso considerar todas características dos dispositivos de armazenamento disponíveis no mercado, a fim de tomar a melhor decisão.

Assim, com tantas variáveis a serem analisada, contar com uma empresa especializada na área irá contribuir na escolha e implantação de um sistema seguro, altamente disponível e com um ótimo custo-benefício.

A StorageOne, nesse contexto, é o parceiro ideal. Afinal, por buscar compreender cada cenário e suas singularidades, somos capazes de criar projetos customizados de armazenamento. Entre em contato e fale agora com um de nossos especialistas.